Projeto Pôr do Sol terá exposição de pintura e talentos de detentos do Conjunto Penal de Vitória da Conquista.

Depois de de um grande sucesso após a realização da 1° edição de artes realizada do Shopping conquista Sul, o conjunto penal  de ressocialização de vitória da conquista em parceria com a 77° CIPM, realizará mais uma exposição com o tema: “A arte pode traçar novos destinos”, a mostra acontecerá no próximo domingo na edição do projeto Por do sol que está acontecendo no Cristo Mário Cravo até o dia 24 de fevereiro, sempre das 16h às 20h.

Se por acaso a sua idéia  de um detento/presidiário é um ser insensível que só pensa no mal e que jamais fará algo merecedor de aplausos e principalmente de ser ressocializado na sociedade, então você é convidado a comparecer na próxima edição do projeto por do sol neste domingo.

Vai ser uma ótima chance de ver o que esses  seres humanos que cometeram erros e acabaram na cadeia podem fazer com pincéis, tintas e cores. Por meio da mostra “A arte pode traçar novos destinos”, realizado pelo Conjunto Penal de Vitória da Conquista (CPVC).

A psicóloga Mércia Gonçalves, coordenadora do projeto informou que cinco reeducandos participavam da atividade, dois obtiveram alvará de soltura e três continuam. Ela diz que “além de funcionar como atividade terapêutica a pintura conta como remição na pena deles”. São 100 telas e todas vão estar à venda. Segundo Mércia Gonçalves, a arrecadação será destinada 60% para as famílias dos detentos e 40% serão para a compra de insumos. “A empresa fornece o material, porém, com esta renda eles poderão usar material do gosto de cada um”, explicou.

Na última exposição realizada no shopping Conquista Sul o excelentíssimo Dr° Juiz Reno Viana, juiz da Vara do Júri e Execuções Penais, disse da importância da ação desta e de outras atividades de ressocialização, que destacou ainda sobre a importância da iniciativa da direção do conjunto penal, pela contribuição que dá à ressocialização dos presos.

O capitão Gilberto José da Silva Filho, diretor-geral do Conjunto Penal salienta que a exposição tem o objetivo “de mostrar para a sociedade um pouco do trabalho que é desenvolvido no CPVC, tendo como meta propiciar que o reeducando possa cumprir a sua pena de forma digna e justa, retornando para o seio da sociedade devidamente capacitado e certificado”.

O Conjunto Penal de Vitória da Conquista é gerido pela empresa privada Socializa, por concessão do Governo de Estado, por meio da Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap). A exposição terá a autorização da Vara de Júri e Execuções Penais de Vitória da Conquista e o apoio da 77° CIPM.

Advertisement