Prefeitura e Corpo de Bombeiros vão realizar ações preventivas nas escolas municipais.

Na noite da última  quinta-feira (21), o prefeito Herzem Gusmão e o secretário municipal de Educação se reuniram com o comandante geral do Corpo de Bombeiros da Bahia, coronel Francisco Luiz Telles de Macêdo e o comandante do 7º GBM, major Valdir Ferreira Júnior. O encontro foi realizado no Gabinete do Prefeito, na Prefeitura da Zona Oeste e tratou de parcerias entre as instituições.

Os assuntos principais da reunião foi a vistoria técnica do Corpo de Bombeiros e a preparação de brigadas nas unidades escolares da Rede Municipal de Ensino. “O secretário de Educação, que já foi comandante do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, sentiu a necessidade de fazer um trabalho preventivo para dar segurança a nossas crianças e, inclusive, lançar o Bombeiro Mirim”, declarou o gestor.

“Discutimos como melhor proteger nossas crianças e adolescentes em idade escolar e definimos pela execução do projeto que vai preparar as escolas para se auto protegerem por meio das suas brigadas, preparadas pelo Corpo de Bombeiros”, disse o comandante geral do Corpo de Bombeiros da Bahia. Como contrapartida, o Município vai oferecer alguns serviços que vão trazer melhoria no atendimento à comunidade pelo Corpo de Bombeiros. “Entendemos que para os dois lados será muito bom e muito melhor para o cidadão”, completou o coronel Telles.

Para o secretário municipal de Educação, a reunião foi importantíssima, “pois são ações de cuidado e zelo para com nossas crianças, especialmente nas creches”. As creches atendem atualmente 5.700 crianças e em julho outras 500 vagas serão abertas.

Outras parcerias – Na oportunidade, o Governo Municipal sugeriu edificar uma torre de observação para o Corpo de Bombeiros no Cristo de Mário Cravo. O monumento está a 1.100 m acima do nível do mar. “Ali se tem uma visão privilegiada no raio de 360º, pois se vê toda cidade e grande parte da Zona Rural. Construiríamos uma torre ali sem agredir a obra de arte e sem agredir a natureza. É uma forma de habitar o Cristo”, comentou Gusmão.
Segundo o comandante geral, coronel Telles, Vitória da Conquista cresce de forma muito efetiva, “por isso precisa ter um nível de proteção maior das suas instalações comerciais e a cidade vai trabalhar neste sentido”. Sobre a questão, o prefeito solicitou que o comando local abordasse o assunto com a equipe responsável pela elaboração no novo Plano Diretor Urbano.

Advertisement