Vitória da Conquista terá Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

A Administração Municipal encaminhou, na tarde desta quinta-feira (21), o termo de referência para contratação da Fundação Fundação Escola Politécnica a fim de elaborar o Plano Municipal de Mobilidade Urbana em Vitória da Conquista – estudo que indicará a demanda no transporte público e as mudanças necessárias no trânsito da cidade.

Na Prefeitura da Zona Oeste, o prefeito Herzem Gusmão explanou para representantes dos vanzeiros, taxistas e motoristas de aplicativos sobre a atenção do Governo Municipal à ampliação dos meios de transportes na cidade e a fluidez no trânsito.

Sobre o plano, o gestor afirmou: “Nós queremos o melhor para Vitória da Conquista e esse estudo do sistema será amplo, pois vai contemplar o transporte convencional, o complementar e o por meio de aplicativo. O sistema será desenhado tecnicamente para reduzir o clima de tensão que está sobre a cidade. Temos técnicos de excelência. No Brasil pode ter igual, mas não melhor”.

A pesquisa é uma das ferramentas do Plano Vitória da Conquista 200, lançado esta semana com o objetivo de planejar o município para os seus 200 anos de emancipação. O prazo para conclusão do estudo é de 120 dias.

Transporte – O Projeto do Sistema de Transporte Público vai diagnosticar a demanda para cada tipo de transporte. Com isso, o Governo Municipal pretende regularizar as vans e os veículos chamados por meio de aplicativos, a exemplo do Uber e do 99.

“Nós estamos iniciando o trabalho a partir de hoje já pegando os dados históricos do transporte coletivo e, a partir do dia 10 de março, nós traremos nossa equipe para fazer todos os levantamentos e preparar as propostas em termos do transporte controlado pela Administração Municipal”, explicou o responsável pelo estudo na área de transporte, o engenheiro de Estradas Paulo Vieira.

Trânsito – O contrato assinado pela Prefeitura ainda prevê o Plano de Circulação Viária da cidade. Essa avaliação será coordenada pelo arquiteto Eloy Koccany, recomendado pelo ex-governador do Paraná e ex-prefeito de Curitiba, Jaime Lerner. O especialista esteve em Conquista outras vezes e já fez algumas sugestões para o trânsito, a exemplo das mudanças na Avenida Olívia Flores.

De acordo o professor da Fundação Escola Politécnica, Luiz Alberto Camargo, um dos responsáveis pela elaboração do Plano Vitória da Conquista 200, uma audiência pública será realizada para explanar para população do que se trata o plano de mobilidade urbana.

Advertisement