Excluidões do Zap: como se viram os brasileiros que não usam o WhatsApp.

Você pode até não aguentar ficar longe do WhatsApp, mas há brasileiros que não sentem a menor saudade do bate-papo que completa 10 anos neste domingo (24) e virou o aplicativo mais usado do Brasil.

Em conversa com o UOL Tecnologia, as pessoas que resolveram não usar o serviço de bate-papo dizem tomaram essa decisão por diversos motivos: umas não confiam na forma como o Facebook lida com a privacidade dos usuários, outras não veem a menor necessidade em enviar inúmeras mensagens para marcar um compromisso que poderia ser acertado em um minuto de conversa. Em comum, todos sofreram uma pressão enorme para aderir ao WhatsApp. Mas resistiram.

PRESSÃO ZAPEIRA:
Os excluidões do Zap contam que, quando as pessoas sabem que não usam o app, há duas reações. A primeira é de estranhamento. Depois, surgem investidas para convencê-los a aderir ao WhatsApp.

É o caso de Evandro Souza, servidor público de 32 anos que mora em Recife (PE), que faz questão de dizer que não morre de amores pelo aplicativo: colocado em seu capacete, um adesivo exibe os dizeres: “Eu não uso WhatsApp”.

Na semana passada, fui a oficina colocar minha moto na revisão. A atendente olhou o adesivo e perguntou: ‘Sério que você não usa o WhatsApp?’. Eu respondi: ‘Seríssimo’. O pessoal acha que é porque a esposa ou namorada não deixa

Ele não é o único. “Existe uma cobrança, mas não tô nem aí pra essas cobranças. Tudo que sai do que é estabelecido como convencional incomoda quando você recusa a se render ao sistema. Dizem: ‘como você pode não ter WhatsApp?'”, diz Euclides Falconi, dermatologista de 56 anos, de São Paulo (SP).

Às vezes, a insistência não fica apenas na conversa e passa para a ação. Foi o que ocorreu com Henrique Rios Queirós, de 21 anos, que abandonou o WhatsApp há três anos. Um cliente da distribuidora em que trabalha em Feira de Santana (BA) resolveu que ele precisava arranjar amigos no aplicativo.

A pessoa tomou o celular e instalou [o WhatsApp] dizendo que preciso ‘socializar’

POR QUE NÃO USAM?
Os motivos de cada um deles para não embarcar na onda do WhatsApp são distintos. Falconi não vê a menor utilidade no aplicativo que pertence ao Facebook. “O WhatsApp era pra ser uma comunicação rápida e, como eu estou o dia inteiro ocupado, não tenho como parar para responder mensagem.”

Quem quiser falar com ele, pasmem, terá de mandar um email ou fazer uma ligação telefônica. “Como eu sou intransigente com essa questão do WhatsApp, quem quiser falar comigo vai ter que recorrer ao método arcaico”, brinca.

Advertisement