Unidade Acolhendo e Cuidando promove palestra sobre doenças sexualmente transmissíveis.

A Unidade Acolhendo e Cuidando realizou na tarde desta terça-feira (26), um momento de muita informação e conscientização para crianças e adolescentes. Falar sobre doenças sexualmente transmissíveis é tocar num assunto pouco discutido, sabendo que alguns pais tem uma certa dificuldade em abordar temas que envolvem a sexualidade e tendo a certeza que o conhecimento se constrói a partir da informação. Foi um bate-papo extremamente enriquecedor, com muito esclarecimento a respeito do tema.

Caracterizada por transformações físicas e psicológicas, a puberdade é o período de transição da infância para a adolescência, momento de descoberta do próprio corpo e desenvolvimento dos caracteres sexuais. O CAAV e o PETI são parceiros deste projeto.

A psicóloga da Unidade Acolhendo e Cuidando, Luanna Lua, avaliou a iniciativa de tratar sobre questões pertinentes à sexualidade e às doenças sexualmente transmissíveis como de grande relevância para os adolescentes: “Considero que o evento que aconteceu é de extrema importância, de modo a fazer com que os adolescentes que estão institucionalizados e os já reintegrados à família tenham esse conhecimento, se tornem mais conscientes e responsáveis sobre os seus corpos e saibam se prevenir’’, afirma Luanna.

Lúcia Oliveira Rocha é Gerente da Unidade Acolhendo e Cuidando e considera importantíssima essa discussão, pois além de orientar os adolescentes, fortalece o vínculo familiar: “O nosso papel é de receber não só os adolescentes, mas toda a família, buscando ajudar a escola no papel de debater de forma objetiva algumas questões importantes, incentivando esses usuários a exporem suas dúvidas e ajudando no esclarecimento”, conclui Lúcia.

Advertisement