Creas II promove ação de combate ao trabalho infantil

A entrada de uma criança ao mercado de trabalho é decorrente de vários fatores, sendo a falta de condições financeiras uma das principais causas. Muitas vezes, o menor se sente seduzido a complementar a renda familiar. Isso acaba fazendo com que ele não perceba uma perspectiva de futuro na escola, por isso o abandono escolar está tão ligado à essa entrada prematura no mundo do ofício.

O Creas Central II promoveu na tarde desta quinta-feira (28), uma ação com o intuito de promover a conscientização em crianças e adolescentes acerca do trabalho infantil e o impacto que além de educacional, é físico e psicológico. Algumas crianças relataram que vendem doces no turno oposto ao do colégio e conseguem algum dinheiro com isso. A partir desta problemática, foi explicado o papel da empresa na contratação do jovem aprendiz, e foi perceptível um grande interesse por boa parte dos usuários em vivenciar essa experiência do primeiro emprego de forma legal.

Para a articuladora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI), Leila Lopes, é necessário que exista essa sensibilização de forma lúdica para as crianças que estão em situação de rua: “A gente oferta essa proteção, então é extremamente necessário este tipo de ação, nosso principal objetivo é fazer com que eles próprios entendam o que é o trabalho infantil, principalmente agora que é época de carnaval onde as crianças estão mais vulneráveis às ruas’’, conclui Leila.

A Psicóloga do Creas, Thainá Sousa, avalia a ação como uma oportunidade de ouvir um pouco do dia-a-dia de cada criança e orientar sobre os riscos: ‘’A maioria do público que é atendido aqui no Creas, se encontra em situação de trabalho infantil, então toda oportunidade que temos para orientar é válida. Seja no atendimento individual com os pais ou com as crianças, de pouquinho em pouquinho, nós acreditamos que somos capazes de conscientizar os meninos e as suas famílias’’, pontua Thainá.

 

Fonte: Resenha Geral

Advertisement