Secretaria de Saúde comemora o sucesso da Campanha de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

O mês de janeiro da Diretoria da Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde foi dedicado aos adolescentes de Vitória da Conquista. Foram diversas atividades realizadas nas Unidades Básicas de Saúde das zonas rural e urbana do município.

A iniciativa nasceu de uma Lei sancionada pelo Governo Federal, em janeiro deste ano que instituiu a “Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência”, cujo objetivo é disseminar informações sobre medidas educativas e preventivas sobre o assunto.

As 35 unidades de saúde do município participaram efetivamente com a realização dos “Dias D”. Tanto na zona urbana quanto na zona rural, a participação do público alvo surpreendeu. Foram mais de 830 adolescentes, usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) alcançados pela iniciativa.

Segundo a diretora da Atenção Básica, Juliede Rosa da silva, as ações deram tão certo que surgiu a ideia de serem realizdas durante todo o mês. “A lei determina que o período de intensificação das ações deva ser, anualmente, na semana que incluir o dia 1º de fevereiro”, explica. “No entanto, devido à adesão de um grande número de Unidades de Saúde de Vitória da Conquista, optamos por estender as ações”.

Nas ações realizadas, batizadas como “Dia D do Adolescente”, foram incluídas outras temáticas além do tema central a fim de aproveitar a oportunidade única de levar a essa faixa etária mais conhecimentos e mais serviços. “Um momento ímpar para a capacitação e estabelecimento de vínculo entre as equipes de saúde e o público jovem que precisa ter os profissionais da saúde como referência para as questões pertinentes a esta fase da vida”, afirmou Juliede Rosa.

A responsável pela área técnica da Saúde do Adolescente, Sabrina Menezes, reafirmou a importância de ações que facilitam criar esse vínculo com os adolescentes: “são ações muito positivas, visto que o adolescente é um público que não tem muito o costume de frequentar os postos de saúde, sendo uma boa oportunidade de aproximação e vinculação dos adolescentes, trabalhando a prevenção e promoção à saúde”. Ela completa: “agradecemos pelo apoio intersetorial e interinstitucional de todos os envolvidos e, em especial, às equipes que não mediram esforços para a realização das ações”.

Advertisement