Prefeitura realiza ação no Dia contra a Discriminação Racial.

O dia 21 de março é uma importante data que reforça a luta contra o preconceito racial em todo o mundo. Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Dia Internacional contra a Discriminação Racial busca a eliminação de qualquer tipo de discriminação.

Em Vitória da Conquista, com o objetivo de fomentar o debate referente à discriminação racial, a Coordenação Municipal de Promoção da Igualdade Racial realiza uma atividade sobre a temática, tendo como mediadora a professora Geórgia Nunes. O evento será às 18h30, no Centro Integrado de Direitos Humanos, localizado na Praça Tancredo Neves, 01, Centro.

O Coordenador de Promoção da Igualdade Racial, Alberto Gonçalves, disse que “nós temos a missão de convocar a sociedade conquistense para se debruçar e refletir sobre políticas públicas para o povo negro nos vários eixos e esta data em memória ao massacre de Shaperville. As marcas das chibatadas, o racismo e o preconceito continuam até hoje. É com esta palestra que queremos debater o ontem, o hoje e o amanhã com a nossa sociedade”.

Origem – O Dia Internacional contra a Discriminação Racial foi criado pela ONU, em memória ao “Massacre de Shaperville”, em 21 de março de 1960. Nesta data, aproximadamente vinte mil pessoas protestavam contra a “lei do passe”, em Joanesburgo, na África do Sul. Esta lei obrigava os negros a andarem com identificações que limitavam os locais por onde poderiam circular dentro da cidade. Tropas militares do Apartheid atacaram os manifestantes e mataram 69 pessoas, além de ferir uma centena de outras.

Advertisement