Dia da Mentira: excesso pode indicar transtorno psicológico

O Dia da Mentira é lembrado nesta segunda-feira, 1º, e durante a data muitas pessoas criam brincadeiras como forma de enganar os outros. Porém, inventar histórias em excesso pode ser um sinal de problema. A “mitomania” ou pseudologia fantástica é um sintoma que pode indicar transtornos psicológicos.

A mentira está presente na vida do ser humano em diversas situações, seja para evitar uma saia justa, esconder uma falha ou fazer um elogio que não é tão sincero assim. Segundo a psiquiatra da clínica Holiste, Lívia Castelo Branco, a atenção deve dobrar quando o uso das falsas histórias se torna frequente e pode afetar as relações entre pessoas. Para isso, é importante buscar ajuda profissional e analisar o caso.

“A mitomania pode ser um sintoma de problemas psiquiátricos como transtorno de personalidade, de ansiedade ou sociopatias. São pessoas que criam histórias para se sentir melhor, para fugir de situações de estresse ou por sentir prazer em causar o mal para terceiros”, explica a psiquiatra.

De acordo com Lívia, cada tipo de transtorno psicológico possui um tratamento específico e pode conter uso de medicamentos, mas também pode necessitar de intervenções de psiquiatras para conscientizar o paciente da situação e ajudá-lo a elaborar estratégias para evitar os gatilhos que disparam esse tipo de comportamento.

 

Fonte: A Tarde

Advertisement