Maiquinique: Barragem é interditada após inspeção constatar risco alto de rompimento

Uma barragem de rejeitos de minério de Maiquinique, no Médio Sudoeste baiano, foi interditada por risco alto de rompimento. A interdição das instalações e locais de trabalho da barragem, de propriedade da mineradora Grafite do Brasil, foi feita pela Superintendência Regional do Trabalho na Bahia (SRT-BA) nesta segunda-feira (9). Segundo o G1, foi a Agência Nacional de Mineração (ANM) que classificou a barragem como categoria de risco alto, tornando a represa uma das três de maior ameaça no país.

Para se ter ideia da situação, as barragens de Brumadinho e Mariana, em Minas Gerais, onde aconteceram as tragédias que deixaram centenas de mortos em Minas Gerais, eram consideradas de risco baixo. Ainda em Maiquinique, auditores-fiscais constataram risco que pode resultar em morte ou lesão grave à integridade física ou à saúde de cerca de 150 trabalhadores.

Um relatório técnico apontou problemas como falta de instrumentos para monitorar a barragem, que tem sinais de falha da estrutura. A mineradora Grafite do Brasil é formada pelas empresas Samaca Ferros Ltda e Extrativa Metalquímica S/A. A empresa ainda não se manifestou sobre a interdição da represa em Maiquinique.

 

Fonte: Bahia Noticias

Advertisement