Professores denunciam falta de higiene e revezamento de alunos em escola da zona rural

O Sindicato do Magistério Municipal Público – SIMMP emitiu nota à imprensa denunciando situações na Escola Municipal Padre Isidoro, no Povoado da Estiva, que estariam violando direitos constitucionais dos profissionais e alunos.

De acordo com as informações,  na terça-feira (23), a diretoria do SIMMP visitou a extensão da Escola Padre Isidoro e encontrou a unidade em estado de abandono. Uma das denúncias é de que a Prefeitura de Conquista condiciona as crianças a irem às aulas em sistema de rodízio: cada dia o transporte atende apenas uma parte dos estudantes.

Falta de higiente – O relatório do SIMMP ainda aponta que a escola está “emporcalhada por pragas de aves”, incluindo a cozinha, que estaria infestada de pardais e pombos, potencializando a transmissão de doenças e intoxicação alimentar. “O chão, as carteiras e as paredes estão emporcalhados com os dejetos das aves. Muitos educadores e estudantes já apresentam problemas de saúde, inclusive alergias e doenças respiratórias, que podem evoluir para quadros mais graves”, diz o sindicato.

“Outro grave problema é a falta da coleta de lixo. As crianças brincam no meio do material descartado. Durante a visita, alunos encontraram e mataram duas cobras. Alheios ao perigo se divertiam com os bichos peçonhentos”, afirmam os professores.

Os representantes do SIMMP relatam terem ido à sede da Escola Padre Isidoro, no Povoado da Estiva, onde a diretora apresentou cópias de ofícios enviados a Secretária Municipal da Educação, comprovando que desde 2017 a Prefeitura foi informada sobre os problemas, porém, não tomou providências que garantissem a normalidade do funcionamento daquela unidade.

 

 

 

 

Fonte: Blog do Caique Santos

Advertisement