Despoluição e restauração do Rio Verruga: Governo Municipal vai iniciar programa nos próximos dias

Faz alguns anos que o Rio Verruga chegou a ser considerado como um dos mais poluídos do Brasil pela fundação SOS Mata Atlântica.

Com nascentes na reserva do Poço Escuro, entre os bairros Guarani e Petrópolis, o rio foi sucumbindo devido ao crescimento urbano desequilibrado no seu entorno, sofrendo com a devastação da mata ciliar, despejo de esgoto, lixo, águas provindas de chuvas, e a edificação da sua área.

A prefeitura de Conquista vai apresentar e iniciar nos próximos dia o programa de revitalização e restauração do rio, desde as nascentes no Poço Escuro até o anel viário, que é onde trajeto onde o rio está mais sufocado, considerando todo o afluente até o Rio Pardo, em Itambé.

Segundo informações divulgadas durante a criação do Parque Ambiental, em abril deste ano, a revitalização do Rio Verruga será executada em três etapas: Da Bartolomeu de Gusmão até as intermediações da Avenida Luís Eduardo Magalhães. De lá, terá continuidade a segunda etapa, onde o trabalho seguirá até Avenida J. Pedral. Nesse trajeto, também serão integrados ao Parque Ambiental o Horto Florestal, o Orquidário Municipal e a área conhecida como “Penicão”, que caso cedida pelo Estado será um Parque com equipamentos de lazer, esporte, cultura, artesanato, locais de piquenique e possivelmente concha acústica.

Ações já foram realizadas nos últimos dois anos, como a limpeza dessas áreas, a manutenção e a retirada de resíduos, ainda o plantio de espécies nativas e frutíferas na área, como também a busca por uma parceria com a Embasa, visando coibir esgotos clandestinos no Rio Verruga.

Toda a região do Parque Ambiental, que se inseri o Rio Verruga, terá proteção ambiental, proibindo obras, ocupações, depósito de lixo, abate de plantas e muitas outras medidas de preservação.

 

Fonte: Conquista BA

Advertisement