6 de Maio:Dia Nacional da Matemática.

O Dia Nacional da Matemática ou simplesmente Dia da Matemática, é comemorado no Brasil em 6 de maio.

Essa data foi escolhida em homenagem ao matemático Julio César de Mello e Souza (1895-1974), nascido em 6 de maio e conhecido pelo pseudônimo Malba Tahan.

A celebração tem como principal objetivo incentivar a mobilização de professores e alunos para a realização de atividades educativas e culturais, tendo como elemento central a Matemática em suas diversas dimensões.

Quem foi Malba Tahan?
Julio César de Mello e Souza nasceu em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro. Passou a usar o pseudônimo de Malba Tahan para conseguir editar os seus livros.

Escreveu mais de 120 livros, dos quais 50 deles dedicados à Matemática, sendo o mais famoso intitulado “O Homem que Calculava”, publicado em 1938.

Professor, pesquisador, engenheiro, escritor e editor, acreditava que o ensino de Matemática poderia ser desafiador e envolvente.

Ele ensinava Matemática por meio de atividades lúdicas e imaginativas. Usando personagens árabes, criava histórias e enigmas que despertavam a curiosidade nos alunos.

Como surgiu a data?
Em 1995, ano de comemoração do centenário de Malba Tahan, uma comissão formada por especialistas na vida e obra do matemático propuseram a criação do dia da Matemática.

Neste mesmo ano, foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro e pela Câmara Municipal de São Paulo a criação da data comemorativa, no Estado do Rio de Janeiro e no Município de São Paulo.

Em 2004, foi apresentado na Câmara dos Deputados um projeto de lei para a criação do Dia da Matemática.

A iniciativa, no entanto, foi aprovada quase 10 anos mais tarde, em 5 de Junho de 2013, e decretado pela presidência da República no dia 26 de Junho de 2013, por meio da lei número 12.835.

Motivos para Comemorar
A pesquisa Matemática no Brasil, nos últimos tempos, tem muitos motivos para comemorar.

Em 2018, o Brasil passou a integrar o grupo 5 da União Matemática Internacional (IMU). Apenas 10 países, dos 76 integrantes, fazem parte deste grupo de elite.

A IMU é um organismo que reúne as sociedades Matemáticas de todo o mundo. Seu principal objetivo é promover a cooperação internacional nesta área.

Ser promovido para o grupo 5, significa que o Brasil apresenta uma produção científica de excelência, um número significativo de alunos de doutorado e pesquisadores reconhecidos internacionalmente.

Prêmios
Além da promoção ao grupo 5 do IMU, os pesquisadores brasileiros receberam importantes prêmios internacionais.

Advertisement