A APAE e CIPE ( antiga CAESG) elaboram o Projeto de Implantação da Cinoterapia.

A Cinoterapia ,consiste em uma abordagem terapêutica complementar, que utiliza o cão como co-terapeuta no processo de Reabilitação (Habilitação) de pessoas com deficiência.
Os animais no processo de construção da humanidade são imprescindíveis para a sobrevivência e para evolução do homem, sua importância é crucial, quando observamos o seu auxílio durante as caças, ou quando em tempos remotos eram utilizados como único meio de transportes, no caso dos equinos. Atualmente ,animais domésticos acima de tudo, são companhias duradouras e carinhosas no dia a dia.

A equipe multidisciplinar da APAE e a CIPE Sudoeste representada pelo Major PM Edson Ramos Mascarenhas Júnior,
Capitão Valdir Sales Guimarães e o Sub tenente Washington, já se reuniram para definir detalhes da implantação desse atendimento na entidade.
Além da aproximação com a comunidade, a CIPE visa contribuir com os profissionais apaeanos na estimulação das funções motoras, na socialização , autoestima e deaenvolvimento cognitivo dos pacientes, principalmente no caso das crianças , que serão o público alvo atendido em primeira instância na aprimoracão do serviço .

O Projeto de Implantação ,foi escrito pelo Capitão Valdir Sales Guimarães ,com a Colaboração da Assessora de Comunicação da APAE Josy Rodrigues , a viabilização do mesmo só foi possível pela união de interesses dos órgãos representados pelo Major Mascarenhas ( CIPE) e pela a Sra. Elza Rodrigues (APAE) .

O processo de implantação será feito de forma gradativa. A APAE e a CIPE Sudoeste são as mais novas parceiras, na luta por uma sociedade inclusiva, e por qualidade de vida para as pessoas com deficiência.

Advertisement