Banco de Leite Humano destaca importância da doação neste período do ano.

O leite materno é considerado o alimento ideal até, pelo menos, os seis primeiros meses de vida do bebê por ter a qualidade e a concentração adequada de nutrientes. Além disso, ele é fundamental para que os recém-nascidos, em especial os prematuros de baixo peso, se desenvolvam e ganhem resistência.

No mês de maio, foram coletados 87,4 litros de leite. Mas, neste período de férias escolares, muitas mães viajam, o que pode levar a diminuição no estoque. Por isso, o Banco de Leite Humano do Hospital Esaú Matos lembra a importância da doação antes dessas mães pegarem a estrada e reforça a necessidade de novas doadoras.

“O leite materno é fundamental na luta pela sobrevivência dos recém-nascidos internados na UTI Neonatal, por isso, é necessário que as mães já cadastradas doem o leite antes de viajar e que as mães saudáveis, com excedente de leite e que ainda não são nossas doadoras se cadastrem”, salientou a coordenadora do Banco, Audrey Marins.

Atualmente, o Banco de Leite Humano conta com 83 doadoras cadastradas.

Novas doadoras – Para doar, é necessário que a mulher esteja saudável, apresente os resultados dos últimos exames laboratoriais e tenha produção de leite excedente. Daí, ela pode ir até o Banco de Leite, que funciona ao lado do Hospital Esaú Matos, para se cadastrar ou agendar uma visita da equipe em sua residência.

Após o cadastro, a mãe recebe o kit para coleta e armazenamento do leite e as informações necessárias para realizar a coleta em casa. Uma equipe do Banco de Leite vai até a casa da doadora buscar o leite coletado, que será pasteurizado e passará por exames microbiológicos. “Esse processo é o que garante 100% de qualidade”, afirmou Audrey.

Mais informações, pelo telefone (77) 3420- 6237.

Advertisement