Bolsonaro anuncia PM da reserva e amigo pessoal para Secretaria-Geral

O presidente Jair Bolsonaro anunciou na manhã desta sexta-feira (21), por meio de seu Twitter, o advogado e major Jorge Antonio de Oliveira Francisco como novo ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência.
Ele substituirá o general Floriano Peixoto Neto que, por sua vez, assumirá a presidência dos Correios (leia mais aqui). A notícia havia sido antecipada na última quinta-feira (20) e confirmada por Bolsonaro nesta sexta. “[Ele] Segue gozando de nossa total confiança em seu trabalho e dedicação”, disse o presidente sobre Peixoto.

Francisco será o terceiro a assumir o cargo na Secretaria-Geral em pouco mais de seis meses de governo. Antes dele, além de Peixoto, Gustavo Bebbiano foi titular da pasta.

Além de PM da reserva e amigo pessoal de Bolsonaro, o novo ministro trabalha desde o início do governo atual à frente da subchefia de Assuntos Jurídicos (SAJ), órgão que analisa a legalidade dos atos presidenciais. Nesta semana, através de uma medida provisória assinada por Bolsonaro, a SAJ da Casa Civil foi deslocada para a Secretaria-Geral.

Advertisement