Conquista: Prefeitura e Governo do Estado se unem para revitalização da Lagoa das Bateias

Desde o início da gestão, a Administração Municipal tem buscado revitalizar e construir novos espaços de lazer para a população de Vitória da Conquista. Construção e revitalização de praças, implantação do Parque Ambiental, recuperação do Rio verruga são algumas das ações que estão sendo realizadas com esse intuito. E na manhã dessa quarta-feira (26), o prefeito Herzem Gusmão visitou, acompanhado por técnicos da Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder), o Parque Municipal da Lagoa das Bateias.

O objetivo da visita foi traçar estratégias para a revitalização do espaço que possui mais de 53 hectares. Em 2018, a Prefeitura encaminhou para o então Ministério das Cidades e para o Governo do Estado o pleito. “ Esta grande obra ficou muito tempo abandonada, tenho me empenhado para resolver na nossa gestão, entramos em contato com as esferas estadual e federal para solicitar recursos para a revitalização dessa área”, destacou o prefeito Herzem Gusmão.

Para a arquiteta urbanista da Conder, Aleise Borges, a visita técnica “é fundamental para fazermos um alinhamento junto a prefeitura do que se pretende fazer aqui nesses espaço. Recebemos o processo no ano passado, e estamos aqui para poder conseguir mais informações técnicas sobre a localidade para que possamos ver quais serão os melhores caminhos a serem adotados”, afirmou.

De acordo com o engenheiro e o secretário de Infraestrutura, José Antônio Vieira, os problemas da Lagoa das Bateias vão muito além da estética. “Hoje a lagoa sofre um processo de contaminação através dos dejetos de esgotos que contaminam a rede pluvial, muitas casas do entorno não possuem ligação com a rede de esgoto e esses dejetos acabam indo para a Lagoa. Essa matéria orgânica funciona como adubo e propicia o crescimento da vegetação”.A Prefeitura já realiza os serviços básicos de manutenção e limpeza do equipamento. Mas, para a revitalização total da área, será necessário um grande investimento que abarque recursos para obras de infraestrutura, drenagem no entorno da lagoa, projetos de iluminação e paisagismo. “O Governo Municipal está tentando viabilizar os recursos necessários da obra junto aos governos Federal e Estadual, não vamos medir esforços para conseguir”, garantiu o prefeito.

Também participaram do encontro o engenheiro da Conder, Fábio Liborio, a secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, e os assessores especiais Lucas Batista e Lu Macário.

Fonte Blog do Rodrigo Ferraz.

Advertisement