Conquista: Prefeitura recebe primeiro relatório do Plano de Circulação Viária e prevê várias mudanças no trânsito da cidade

Em breve, Vitória da Conquista passará a contar com um Plano de Circulação Viária. Na tarde dessa quarta-feira (26), o Governo Municipal teve acesso ao primeiro relatório do estudo que está sendo desenvolvido para elaborar o documento. Representantes da empresa Via 11 Engenharia, responsável pelo Plano, formalizaram a entrega no Gabinete Civil da Prefeitura da Zona Oeste (PZO).

“No Plano de Circulação Viária, a gente aborda todas as questões relativas à via pública, ao trânsito e à sinalização”, explica Eloy Kockanny, representante da Via 11 Engenharia. Um dos resultados dessa análise é possibilitar o planejamento de uma cidade mais fluida para os pedestres e os veículos.

O relatório inicial, entregue nessa tarde, apresenta uma análise de toda a mobilidade urbana em Vitória da Conquista, apontando o diagnóstico dos seus pontos mais críticos. Em um segundo encontro, que deve acontecer no mês de julho, serão desenhadas algumas alternativas para lidar com os problemas.

“Em relação ao trânsito, ao sentido de trânsito. A questão de acessibilidade, que na cidade é bastante sério; uma cidade com calçadas estreitas, postes. Então, na área central, tem uma série de intervenções que vão ser propostas para melhorar a questão da acessibilidade”, exemplifica Kockanny.

De acordo com o prefeito Herzem Gusmão, a elaboração do Plano de Circulação Viária mostra que a Prefeitura não vem agindo com improvisos. Além disso, ele lembra que todo esse trabalho converge para a filosofia do Governo Municipal de preparar Vitória da Conquista para os seus 200 anos. “Essas intervenções são necessárias, para que a cidade possa fluir com mais rapidez, se tornar uma cidade mais agradável, uma Cidade para Pessoas”, afirma.

O estudo foi encomendado pela Empresa Municipal de Urbanização (Emurc). Para o seu presidente, Luís Paulo Santos, ele será essencial para apontar os caminhos do planejamento da cidade. “Os primeiros resultados já mostram o que precisamos fazer para uma cidade melhor. Estamos confiantes de que vamos implementar as melhorias assim que os trabalhos forem concluídos”, avalia.

Plano de Transporte – Além dos estudos sobre circulação viária, a Via 11 Engenharia também irá elaborar o Plano de Transporte. Da mesma forma, o documento irá apontar um diagnóstico completo das principais necessidades do transporte coletivo na cidade. O Plano dará à Prefeitura as diretrizes adequadas para lançar o processo licitatório visando à contratação da permissionária para atuar nas linhas do Lote 1, que inicialmente eram de responsabilidade da empresa Vitória.

“O Plano de Transporte vai ajudar a gente a conhecer a realidade do transporte público de Vitória da Conquista, quais são e onde estão concentradas as demandas do nosso município; para que a gente possa agora, a partir desse estudo, reformular todo o sistema de transporte”, garante o secretário de Mobilidade Urbana, Jackson Yoshiura.

Até o mês de setembro, o Plano de Circulação Viária e o Plano de Transporte já devem estar concluídos pela empresa. Eles representam os estudos iniciais para a elaboração do Plano Municipal de Mobilidade Urbana.

 

Fonte: Blog do Rodrigo Ferraz

Advertisement