48° ANIVERSÁRIO DO 9° BATALHÃO.

Em 2 de julho de 1971 foi criado o 9° Batalhão de Polícia Militar (9° BPM), em Vitória da Conquista, atendendo a 71 localidades do sudoeste, partes do sul e oeste da Bahia.
A partir de então, diversas inovações e aprimoramentos no policiamento foram realizadas, como por meio da implantação, durante os anos 1970, da modalidade de policiamento a pé, da Central de Rádio Patrulha. Nos anos 1980 houve a primeira renovação da frota de viaturas do 9° BPM além da criação da Banda de Música, elemento que tem contribuído, desde a sua criação, com a aproximação entre polícia e comunidade.
Os anos 1990 foram marcados pela implantação da filosofia do policiamento cidadão, seguido, durante a década de 2000 de inovações tecnológicas no policiamento, por meio da implantação da central de vídeo monitoramento, da modernização de todo o aparato policial como rádios comunicadores, armamentos e viaturas, dentre outros.
Não obstante a todas essas evoluções no serviço operacional, o antigo 9° BPM se tornou referência na formação policial, promovendo diversos Cursos de Formação de Soldados desde a sua criação. Dessa forma, em 6 de janeiro de 2009 o 9° BPM foi convertido em Batalhão Escola, sendo tal modificação efetivada, na prática, apenas em 2014, quando o Batalhão passou a denominar-se 9° Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (9°BEIC).
Desde então, o 9° BEIC formou e capacitou centenas de policiais militares, impactando, diretamente na qualidade do serviço prestado á comunidade da região sudoeste, bem como de partes das regiões sul e oeste do Estado.
Assim, rememoramos nossa história e fortalecemos nosso compromisso junto à sociedade, primando pela excelência no cumprimento de nossa missão institucional: formar e capacitar policiais militares.

 

Advertisement