Prefeitura realiza ações do Julho Amarelo – Campanha de Combate às Hepatites Virais.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV), está realizando o Julho Amarelo – Campanha de Combate às Hepatites Virais. A mobilização vai até o final do mês de julho e tem como objetivo intensificar as ações de prevenção, controle e tratamento das hepatites virais, por meio de campanhas de conscientização.

De acordo com coordenadora do CAAV, Riviane Santana, em 2010 a Organização Mundial de Saúde (OMS) definiu o dia 28 de julho como o Dia Mundial de Luta contra as Hepatites Virais. Já o Julho Amarelo foi determinado pela Lei Estadual Nº 13.697, de 11 de janeiro 2017. “A Lei Federal nº 13.802, de 10 de janeiro de 2019, determinou que o Julho Amarelo fosse realizado a cada ano, em todo território nacional, com ações relacionadas à luta contra as hepatites virais”, explicou.

O principal objetivo da campanha é alertar a população quanto à doença, as formas de contágio, medidas de prevenção e tratamento. Aqui em Vitoria da Conquista, o CAAV vai realizar diversas ações e mobilizações nesse sentido. Nesta sexta-feira, 12, a equipe vai participar da Prefeitura Móvel no bairro Miro Cairo e de um evento na rede particular de saúde. No dia 20, em parceria com a 78ª CIPM, com o Conselho Municipal da Mulher, com a OAB e com a Delegacia Especial de Atendimento à Mulher, será realizado o “Encontro Entre Amigas ”. Já no dia 27, será realizada uma ação com testagem no CRAS II. Como acontece todos os anos, entre os dias 22 e 27, um estande será montado na porta do CAAV com teste rápido gratuito para Hepatite B e C.

O CAAV vai realizar, ainda, outras ações como a capacitação “Impacto da Hepatite B e C e a importância do diagnóstico precoce” voltada para profissionais de saúde do município, incluindo os Núcleos de Vigilância Hospitalar, presídios e coordenações de vigilância epidemiologia dos municípios pactuados com esse serviço. também serão realizadas outras atividades, como palestras para Profissionais de Beleza do SENAC (cabelereiro, maquiador, barbeiro e técnico em estática), e profissionais de Saúde da escola Adélia Teixeira. Uma outra palestra abordando as boas práticas para prevenção será oferecida, em parceria com a Vigilância Sanitária, aos profissionais da área de estética: cabeleireiros, manicures, pedicures e tatuadores.

Material de campanha de prevenção das Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), incluído as hepatites, distribuído pelo CAAV.

Sobre a doença – As Hepatites Virais são doenças provocadas por diferentes agentes etiológicos conhecidos como vírus A (HAV), B (HBV), C (HCV), D (HDV), E (HEV). Estes agentes causam inflamações no fígado que podem evoluir para cirrose, hepatocarcinoma e até a morte.

No Brasil, a maior quantidade de óbitos por hepatites virais é decorrente da hepatite C, seguido da B e, em menor quantidade, pela hepatite A. Segundo a coordenadora do CAAV, só na Bahia, foram notificados mais de 1.800 casos de hepatites virais no ano passado, sendo 28 HAV, 751 HBV e 1062 casos de HCV. Ela explicou que “com a constatação do crescimento de mais de 500 casos novos em relação a 2017 é preciso alertar a população sobre a importância da prevenção por meio de uso de preservativo nas relações sexuais, uso de materiais descartáveis ou esterilizados nas intervenções cirúrgicas, colocação6 de piercings ou tatuagens e o não compartilhamento de utensílios pessoais e perfurocortantes”.

Frente do Centro de Atenção e Apoio à Vida (CAAV) de Vitória da Conquista.

Em Vitória da Conquista, o CAAV realiza gratuitamente o teste para diagnóstico da doença, além de disponibilizar tratamento para os tipos B e C. Os usuários do serviço são orientados e acompanhados por um grupo completo de profissionais: técnico de enfermagem, enfermeiro, médico hepatologista, psicólogo, odontólogo e equipe da farmácia. O CAAV fica localizado na Praça João Gonçalves, s/n, no Centro da Cidade. Mais informações podem ser obtidas através dos telefones (77) 3429-7250 ou 3429-7251.

Advertisement