Rompimento de barragem deixa mais de 2 mil pessoas desalojadas

O número de desalojados no município de Coronel João Sá, localizado a 408 km de Salvador, subiu para 2.080 após o rompimento da Barragem do Quati, em Pedro Alexandre, que afetou a cidade na última quinta-feira, 11. De acordo com informações da Defesa Civil do Estado, o número de desabrigados diminuiu para 320, pois muitas pessoas foram acolhidas em casas de familiares. Já no município de Pedro Alexandre, são 24 pessoas desabrigadas e 450 desalojadas.

Quase toda a população da cidade de Coronel João Sá foi afetada pelo rompimento da barragem. Com 17 mil habitantes, mais de 14 mil foram afetados com casas alagadas ou perda de móveis e eletrodomésticos. De acordo com a Defesa Civil, as pessoas que estão desalojadas ou desabrigadas estão sendo acolhidas em escolas municipais e centros culturais da cidade de Coronel João Sá.

Rompimento

A Barragem do Quati se rompeu na manhã da última quinta-feira, 11, no município de Pedro Alexandre, localizado a 448 km de Salvador. A causa do rompimento, segundo a Defesa Civil do Estado, foi o galgamento de uma barragem menor, que fica acima da barragem atingida, que acabou se rompendo.

A água, que se misturou com a lama da chuva, atingiu o município de Coronel João Sá, que fica a 33 km de Pedro Alexandre, por volta das 15h30.

A BR-235, estrada que fica próxima da barragem, também foi atingida pela lama, deixando as vias intransitáveis e dificultando o acesso das equipes de assistência ao local.

Advertisement