Secretaria Municipal de Saúde supera meta de acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família

O acompanhamento das condicionalidades do Programa Bolsa Família, realizado pela Vigilância Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde, acaba de fechar o balanço do primeiro semestre. O resultado da cobertura junto às famílias atendidas pelo programa no município ficou em 97,4%, número superior à meta inicial de 95% definida pela estratégia.

Os números exitosos do acompanhamento do Bolsa Família que Vitória da Conquista vem apresentando já foram registrados no relatório nacional do programa, onde a cidade atingiu 98,29% de cobertura dos beneficiários no balanço do segundo semestre de 2018. Este número está muito acima da média da Bahia que, no mesmo período, registrou 78,89%, e do Brasil, que atingiu apenas 75,55%. Este resultado acima da meta tem se repetido nos últimos anos no município e a estratégia adotada pela administração municipal já está sendo replicada por outros municípios da região.

Para a coordenadora da Vigilância Nutricional, Jaqueline Kluge, o êxito nessas ações se deve ao planejamento e às estratégias junto às Unidades Básicas de Saúde. Ela explica: “nós realizamos ações, divulgamos em carros de som, fazemos parcerias com os agentes comunitários, tudo para que a gente consiga atingir o objetivo de cada unidade respeitando as particularidades de cada uma. Zona rural, zona urbana, áreas de condomínios, cada estratégia traçada é diferente em cada situação”. Para a coordenadora, o que faz a diferença é ir além do acompanhamento do peso e da altura exigidos pelo Bolsa Família: “A gente identifica as crianças, atualiza o cartão de vacina, oferece atendimento odontológico, educação nutricional, fazemos com que a família busque os benefícios desse acompanhamento e que não seja apenas uma obrigação da condicionalidade do programa”.

A diretoria da Vigilância à Saúde, Ana Maria Ferraz, ressaltou que a equipe não mede esforços para atuar com as equipes da Atenção Básica nas localidades por entender a importância do Bolsa Família para as famílias. “Disponibilizamos materiais específicos, quadro de pessoal num movimento muito grande dentro da Vigilância Nutricional para colaborar e contribuir no alcance do maior número de pessoas acompanhadas”, afirmou.

A coordenadora do Bolsa Família, Vida Amaral, também comemora o aprimoramento deste acompanhamento das famílias beneficiárias do programa e ressalta a busca pela melhoria das taxas da saúde e da Educação alcançado resultados acima da média nacional. “Essas conquistas são frutos de um trabalho articulado envolvendo as equipes das secretarias de Saúde, de Educação e de Desenvolvimento Social, quer seja no levantamento de dados, quer seja em buscas ativas ou em outras articulações intersetoriais pensando sempre no melhor para as famílias beneficiadas”, completou.

Sobre as condicionalidades do Bolsa Família – O poder público utiliza o acompanhamento para identificar as vulnerabilidades sociais e melhorar a oferta e a qualidade dos serviços prestados à população. As condições de peso e o crescimento das crianças, por exemplo, fazem parte dessas condicionalidades. Os beneficiários são avaliados e, com outros dados das secretarias de Educação e de Desenvolvimento Social, o Governo Federal pode suspender o benefício para quem não cumprir as condições.

Fonte: PMVC
Advertisement