ILHÉUS: Julgamento condena 21 pessoas acusadas de tráfico e homicídios; grupo era comandado por detento

Vinte e uma pessoas acusadas de tráfico de drogas, homicídios e posse e porte ilegal de armas, com cooptação de menores, foram condenadas pela Justiça da Bahia a penas que variam entre 4 anos e seis meses e 13 anos e nove meses de prisão.

O grupo atuava na cidade de Ilhéus, no sul do estado, especialmente no bairro de Teotônio Vilela. Outras localidades onde o grupo atuava eram Alto da Soledade, Alto dos Carilos, Alto Formoso, Nelson Costa, Nossa Senhora da Vitória, Barreira e Couto.

De acordo com o Ministério Público (MP-BA), um dos condenados, José Alan Conceição, comandava o grupo de dentro da Penitenciária Lemos de Brito, em Salvador.

Ainda segundo o MP, a sentença foi proferida no último dia 10 de julho. A atuação da organização criminosa foi investigada e revelada por meio da Operação Lancôme, deflagrada pelo MP-BA e pela Polícia Civil, em setembro de 2018.

Conforme a sentença, de dentro da penitenciária, José Alan Conceição Costa Lima dava “ordens aos demais denunciados, quer determinando que alguns promovessem diretamente o tráfico de drogas, quer solicitando a seus subalternos que guardassem armas ou as transportassem de um local para o outro, ordenando e organizando, ainda, ataques aos integrantes da facção rival”.

Ele foi condenado a 13 anos e nove meses de prisão em regime fechado.

Fonte: Blog do Redação

Advertisement