SaúdeXRedes sociais: Aplicativo envelhece e exercício físico rejuvenesce.

Quem participa de alguma rede social viu uma febre de fotos em todas as timelines (páginas) de pessoas envelhecidas. Trata-se de um aplicativo capaz de transformar fotos de jovens de 20, 30 ou 40 anos como se tivessem 80, 90 e 100 anos.

Praticar exercícios pode rejuvenescer o cérebro

Muito mais que uma brincadeira, este aplicativo traz uma verdade: estamos, de fato, envelhecendo. Será que estamos preparados para chegar lá?

Infelizmente a vida não é um aplicativo que, com um filtro, ficamos velhos e, no outro, voltamos a ser jovens. E a sensação de que os anos são eternos e que a velhice é algo para mais tarde nos persegue.

Mas existem algumas maneiras de transformar nosso organismo e não só virtualmente. Uma delas é praticar exercícios regularmente. Isso, além de trazer saúde e disposição ainda pode rejuvenescer o cérebro. Um estudo publicado pelo The Salk Institute for Biological Studies mostrou que o nosso cérebro é capaz de criar neurônios, independentemente da idade.

Essas pesquisas mostram que o exercício melhora o chamado fator neurotrófico cerebral, o que influencia positivamente na memória e em um estado de ânimo mais positivo e permite que novos neurônios nasçam em nosso hipocampo.

Os pesquisadores sugerem frequência e a prática de atividades físicas pelo menos três vezes por semana de, no mínimo, 30 minutos cada.

Talvez na vida real não consigamos apagar as rugas e as marcas da idade, mas está aí uma oportunidade para rejuvenescer por dentro e sem filtro. Viva mais e melhor.

Advertisement