Inverno: Prefeitura amplia horário de atendimento à população em situação de rua

Com a queda das temperaturas noturnas em Vitória da Conquista, a Prefeitura, preocupada com a população em situação de rua no município, ampliou o horário de atendimento do Serviço de Abordagem Social, que passou a atender até às 20h desde o dia 11 de julho.

O serviço, que faz parte da estrutura da Secretaria de Desenvolvimento Social com a ampliação do atendimento, passou a funcionar de segunda à sexta-feira até às 20h e no sábado até às 14h. Durante seu expediente, a equipe faz uma ronda em toda cidade nos principais pontos onde a população em situação de rua costuma se alojar.

“Antes da chegada do inverno nós atendíamos até às 19h e sábado até às 14h, agora estamos intensificando as rondas a partir das 17h, sempre com a preocupação de que estas pessoas não durmam na rua pernoitando na casa de passagem. Vale ressaltar que a oferta é feita, mas o direito de aceitar é pessoal, não podemos obrigá-los, apenas oferecer os serviços da Proteção Social”, explicou a coordenadora da Proteção Especial Vanessa Severino.

Durante a abordagem a equipe conversa, informa sobre os serviços de atendimento e também oferece abrigo na Casa do Andarilho, entidade conveniada com Prefeitura como casa de passagem. “A equipe de abordagem é porta de entrada para o Sistema Único de Assistência Social (SUS), quando a gente identifica uma pessoa em situação de rua, fazemos uma escuta qualificada, observando quais são as demandas dela e a partir destas demandas nós fazemos os encaminhamentos para os órgãos da Rede de Assistência Social como o Centro Pop Adulto”, informou a educadora social Tais Pires.

Na noite desta terça-feira (16), a reportagem da Secretaria de Comunicação acompanhou o trabalho da equipe, que conseguiu convencer duas pessoas a passarem uma noite na Casa do Andarilho, que tem a capacidade de abrigar 60 homens. “A equipe de abordagem traz para o nosso abrigo pessoas que estão morando na rua, aqui nós acolhemos num período de sete dias, seguindo sempre as normas da casa, tendo um máximo de cuidado. Neste período de inverno a procura aumentou muito”, informou o administrador da Casa do Andarilho, pastor José Rodrigues Gomes.

Ao chegarem à Casa, Marcos e Ademir contaram um pouco de sua história. Um veio de Belo Horizonte e não pretende ficar em Conquista, “estou procurando um lugar pra ficar, mas ainda não encontrei, morava em Belo Horizonte, fui para Montes Claros e agora cheguei na Bahia”, contou Ademir. Já Antônio é de Vitória da Conquista e esta nesta situação desde que sua mãe morreu , “eu hoje procuro alguém pra ficar comigo, uma pessoa boa, já me relacionei antes, mas não deu certo, quando encontrar, eu saiu da rua” justificou Antônio.

O Serviço de Abordagem além da ronda, também atende as demandas que chegam pelo telefone: 3422 9328.

 

Fonte: PMVC

Advertisement