Alunos do curso de Engenharia Civil do IFBA apresentam projetos na França

Vitória da Conquista tem se destacado na última década com grande dinamismo na economia baiana, um dos setores responsáveis por tal dinamismo é o da construção civil, aquecida até mesmo nos períodos de crise, tem se mostrado uma grande geradora de emprego e renda para o município. Mas a atividade não chama atenção apenas pelo desenvolvimento promovido, mas também pela quantidade de entulho provocado pelo material descartado.

Preocupados em dar uma destinação útil e mais sustentável aos rejeitos da construção civil, os estudantes de Engenharia Civil do IFBA campus Vitória da Conquista Bruno Oliveira dos Anjos e Fiacre Mahugnon Aizoun desenvolveram dois projetos de pesquisa de reaproveitamento do vidro e do gesso.

A ideia é que o gesso seja reutilizado nas placas do forro, em molduras e acabamentos; já o vidro, após ser triturado e misturado ao cimento, substitui a areia e dá mais resistência ao concreto. De acordo com o estudante Bruno dos Anjos, além de promover economicidade a obra, o projeto tem uma proposta ambiental, “Aqui em Conquista o gesso é completamente descartado, no aterro sanitário, sem nenhum tratamento e o gesso é o material da Engenharia Civil que mais polui, pois ele tem enxofre na sua composição, poluindo o solo e o lençol freático”, enfatiza.

Desenvolvidos desde abril deste ano sob a coordenação do docente Orley Magalhães de Oliveira, a partir dos bons resultados obtidos, os estudantes decidiram levar os projetos para além dos muros do IFBA, e submeteram os projetos para seleção de um importante evento internacional na área de Educação e Engenharia o ICAEEDU, que este ano foi realizado em Strassburg, na França.

Os projetos foram aprovados e certificados pela Instituição após a apresentação oral do estudante Fiacre Mahungnon Aizoun em junho desse ano: “…nosso projeto foi muito bem recebido, por ser inovador e por despertar a consciência ambiental . Para nós foi uma experiência incrível, pela troca de conhecimentos e contato com pessoas do mundo todo, é um aprendizado que se leva para a vida” , finaliza o estudante.

Para o coordenador dos projetos, o professor de Engenharia Civil do IFBA, Orley Magalhães de Oliveira o empenho dos estudantes traz orgulho e satisfação: “O IFBA tem por prática e filosofia estimular os alunos a desenvolverem projetos de pesquisa, ainda mais aqueles que tenham uma relevância social”, ressalta.

 

Fonte: Resenha Geral

Advertisement