Ansiedade:Causas, consequências e como tratar.

A ansiedade é uma emoção normal do ser humano, comum ao se enfrentar algum problema no trabalho, antes de uma prova ou diante de decisões difíceis do dia a dia. No entanto, a ansiedade excessiva pode se tornar uma doença, ou melhor, um distúrbio de ansiedade.

Pessoas que sofrem de distúrbios de ansiedade sentem uma preocupação e medo extremos em situações simples da rotina, além de alguns sintomas físicos, o que atrapalha suas atividades cotidianas, já que eles são difíceis de controlar. Por sorte, os distúrbios de ansiedade podem ser tratados.

Tipos

Existem diversos tipos de distúrbios de ansiedade. Os mais comuns são:

Transtorno de ansiedade generalizada, Síndrome do pânico, Fobia social, Fobias específicas (claustrofobia, aracnofobia, agorafobia, etc)

Há outros quadros que têm a ansiedade como pano de fundo, como: Transtorno obsessivo compulsivo (TOC)Transtorno de estresse pós-traumático, Transtorno fóbico-ansioso.

Causas

Genética, ou seja, histórico familiar de transtornos de ansiedade, por exemplo, passar por algum evento traumático ou estressante, Mentalidade ou modelo de pensamento, ou seja, a forma como a pessoa estrutura seus pensamentos ou linhas de raciocínio e, consequentemente, encara as situações do dia a dia, Doenças físicas.

Entre as doenças físicas que podem estar relacionadas à ansiedade, encontramos:

Problemas cardiovasculares, como as arritmias cardíacas Doenças hormonais, como hipertireoidismo ou o hiperadrenocorticismo (aumento de atividade da glândula adrenal)Problemas respiratórios, como o DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica)Dores crônicas Abuso de drogas, álcool ou medicações como os benzodiazepínicos.

Por isso é importante buscar um psiquiatra para que ele pesquise se não há causas físicas por trás de seu problema de ansiedade.

Fatores de risco

Algumas pessoas são mais propensas a terem distúrbios de ansiedade. Os principais fatores de risco são:

Eventos traumáticos na infância ou mesmo vida adulta, Estresse relacionado a doenças físicas sérias, Acúmulo de estresse, Tipo de personalidade, já que algumas pessoas tem uma personalidade naturalmente ansiosa, Abuso de substâncias, como álcool, cigarro e drogas ilícitas.

Sintomas de Ansiedade

A ansiedade e seus transtornos podem causar sintomas tanto mentais quanto físicos, que atrapalham o dia a dia de diversas formas. Veja quais são os principais:

Sintomas psicológicos da ansiedade

Constante tensão ou nervosismo, Sensação de que algo ruim vai acontecer, Problemas de concentração, Medo constante, Descontrole sobre os pensamentos, principalmente dificuldade em esquecer o objeto de tensão, Preocupação exagerada em comparação com a realidade, Problemas para dormir, Irritabilidade, Agitação dos braços e pernas.

Sintomas físicos da ansiedade

Dor ou aperto no peito e aumento das batidas do coração, Respiração ofegante ou falta de ar, Aumento do suor, Tremores nas mãos ou outras partes do corpo, Sensação de fraqueza ou cansaço, Boca seca, Mãos e pés frios ou suados, Náusea, Tensão muscular, Dor de barriga ou diarreia.

Ataques de pânico

Os ataques de pânico são uma reação comum aos transtornos de ansiedade, principalmente na síndrome do pânico. Suas principais características são:

Sensação de nervosismo e pânico incontroláveis, Sensação de morte, Aumento da respiração, Aumento da frequência cardíaca, Tonturas e vertigens, Problemas gastrointestinais.

Em alguns casos, os sintomas físicos são tão intensos que podem ser confundidos com doenças como infarto e outros eventos cardiovasculares.

Buscando ajuda médica

O ideal é procurar ajuda médica partir do momento em que o distúrbio de ansiedade produz algum tipo de desprazer ou sofrimento, interferindo negativamente na qualidade de vida.

Muitas pessoas costumam ter dúvidas em relação à busca do profissional, que pode ser um psicólogo ou um psiquiatra. Vale dizer que se forem fatores do desenvolvimento da personalidade, traumas, crises a conduta mais adequada é procurar uma psicoterapia. Já se os fatores causais tiverem origem biológica, a chamada “ansiedade biológica”, o psiquiatra deve ser procurado.

Sentir ansiedade é normal, mas quando ela passa a ser persistente e fora de seu controle, é bom marcar uma consulta médica com um psiquiatra. Principalmente se há:

Preocupação excessiva, a ponto de interferir no trabalho, relacionamentos e em outras partes de sua vida, Sintomas de depressão, de alcoolismo ou dependência química a drogas, Pensamentos ou comportamentos suicidas.

Preocupações derivadas da ansiedade e seus transtornos não desaparecem por conta própria – pelo contrário, elas só tendem a piorar. Por isso, tratamento e suporte médicos são imprescindíveis. Procurar ajuda médica antes da ansiedade se tornar um problema ainda maior também é crucial para evitar complicações.

Tratamento de Ansiedade

Caso a ansiedade excessiva esteja relacionada a uma doença física, seu tratamento adequado já trará alívio dos sintomas.

No entanto, se o paciente sofre de algum transtornos de ansiedade, o tratamento pode envolver diversas abordagens:

Um dos métodos mais utilizados é a terapia cognitivo-comportamental (TCC), um tratamento normalmente feito em curto prazo e que permite você retomar aos poucos as suas atividades cotidianas que antes eram evitadas devido à ansiedade.

Psicoterapia

A terapia com um psicólogo pode ajudar o paciente a entender os fatores do dia a dia que desencadeiam sua ansiedade, reduzir seus sintomas e trabalhar os eventos que o levaram a desenvolver este problema.

Advertisement