Sabe aquelas perguntas que você sempre quis fazer a um nutricionista mas nunca teve oportunidade? Aquela dica sobre alimentação saudável que você sempre quis saber? Agora o blog do Leo Santos vai trazer para você atualidades em nutrição com quem entende do assunto de forma simples e prática.

Apresentação: Fabiana M. Dias
Nutricionista, Crn: 6121
Formada pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), especialista em fitoterapia, especialista em alimentos funcionais e nutrigenômica usos na prática clínica e esportiva, conhecimento de nutrição esportiva para alta performance e nutrição comportamental.
Olá eu sou Fabiana Moreira Dias nutricionista e toda semana estarei trazendo para o blog novidades do mundo da nutrição com exclusividade para você. A coluna de nutrição vai trazer informações para quem quer ter maior qualidade de vida, saúde e disposição para realizar suas atividades diárias de forma simples, leve e saudável. Espero que gostem das matérias, deem sugestões de assuntos para tratarmos e a opinião de vocês!

CANELA

O que você acha de um mingau com canela para esquentar nesse frio? E um chá de canela? Ou que tal um leite com canela? A canela ocupa um lugar especial no mundo das especiarias. Seu nome científico cinnamomum possui origem da Indonésia, kayu manis, que significa “madeira doce”. Conhecida desde 2.500 anos A.C. pelos chineses possuía mais valor do que o ouro.
O que muitas pessoas ainda não sabem são os benefícios nutricionais que esta especiaria pode trazer para sua saúde. Estudos tem demonstrado que os polifenóis encontrados na canela podem levar a melhorias nos componentes da Síndrome Metabólica (doença caracterizada pela presença de diabetes, dislipidemia, obesidade ou doenças cardiovasculares em um mesmo individuo) e diminuição do risco de fatores associados com diabetes e doenças cardiovasculares.
A casca da canela pode ajudar os pacientes diabéticos, pois potencializa a ação da insulina, aumentando os níveis desse hormônio no sangue, reduzindo os níveis de glicose, assim como diminui os níveis de triglicérides e colesterol LDL. A canela ainda contribui para o emagrecimento por ser um alimento termogênico. Isto significa que ela é capaz de aumentar o gasto calórico do organismo durante a digestão e o processo metabólico. Além disso, a especiaria tem ação anti-inflamatória o que faz com que seu consumo seja interessante para pessoas com obesidade, já que esses indivíduos possuem um quadro de inflamação crônica.
O consumo de canela aumenta os fatores neurotróficos, que mantêm vivos os neurônios existentes em seu cérebro e estimulam novos a crescer. Isso pode atrasar a progressão de doenças como Alzheimer e Parkinson. Ela também pode ser utilizada para diminuir as respostas ao estresse, para que você possa ficar focado e alerta.
Mas quanto de canela devo ingerir para obter esses benefícios? A canela em pó pode ser utilizada até 4g ao dia. Os sintomas adversos do uso excessivo de canela incluem insônia, agitação, lesão na mucosa gástrica, gastroenterite e a canela não deve ser utilizada por gestantes. Então você esta esperando o que para incluir essa especiaria em sua alimentação diária?

Chá de Gengibre Com Cravo e Canela

Ingredientes:
5 colheres (de sopa) de açúcar
1 pedaço de gengibre de mais ou menos 5 a 6 cm
5 cravos
2 paus de canela
750 ml de água

Modo de Preparo:
Coloque o açúcar em uma panela, junto com o cravo, a canela e o gengibre cortado em rodelas. Deixe caramelizar, até ficar com cor dourada. Acrescente a água e deixe no fogo até dissolver todo o caramelo. Baixe o fogo e deixe mais cinco minutos fervendo. Passe em uma peneira fina e sirva quente.

GENGIBRE

Uma das mais antigas e populares plantas medicinais do mundo, Zingiber officinale, também conhecido como gengibre, foi utilizado na medicina popular de quase todos os povos do planeta. O que justifica a sua popularidade são suas propriedades medicinais, o forte e característico sabor que ele confere aos alimentos e, claro, ao preço baixo.
O gengibre pode ser utilizado para problemas gastrointestinais, como náuseas, dores de estômago, diarreia, úlceras gástricas e vômitos, cólicas, prisão de ventre e indigestão tanto em situações de gravidez quanto em caso de quimioterapia. O 6-gingerol impede a proliferação de células cancerígenas induzindo a morte das células anormais e promovendo ciclo normal das células.
Possui ainda ação terapêutica como antimicrobiano, anti-inflamatório, diurético e antioxidante. O gengibre é responsável pela inibição de diversos agentes inflamatórios como as prostaglandinas, os tromboxanos e os leucotrienos. Esse vegetal também é responsável pela modulação de algumas vias bioquímicas acionadas no processo de inflamação crônica como a colite ulcerosa, artrite reumatoide, dores musculares, entorses e doenças infecciosas.
O gengibre ajuda também a reduzir dores musculares relacionadas ao exercício. Em uma pesquisa da Universidade da Geórgia, nos EUA, voluntários consumiram gengibre ou placebo diariamente, por uma semana. Nesse período, praticaram exercícios de força para os braços. O grupo que ingeriu a planta apresentou 25%menos dores e inflamações associadas à atividade.
Para quem quer perder peso o gengibre é um reconhecido alimento termogênico, capaz de aumentar o metabolismo e a queima de gordura. O 6-gingerol presente nessa planta possui propriedades termogênicas acentuadas quando comparados com os outros componentes do gengibre, pois provoca vasoconstrição e, consequentemente, leva a um maior gasto de oxigênio, ATP e maior perda de peso corporal.
O gengibre não é indicado para pessoas com hipertensão ou com problemas de insuficiência cardíaca, o aumento do metabolismo causado pelo efeito termogênico do gengibre pode elevar a pressão, caso seja utilizado em excesso. O uso do gengibre juntamente com anticoagulantes como o AAS, a varfarina e o clopidrogrel, pode comprometer o efeito dos medicamentos, aumentando o risco de hemorragias. Apesar de sua propriedade contra náuseas, mulheres grávidas devem evitar o uso até a décima semana de gestação.
Quanto de gengibre devo utilizar por dia para obter seus benefícios? Com 1 a 2g de gengibre por dia já é possível notar seus benefícios para saúde. As gestantes devem utilizar no máximo 1g da planta por dia.

Receita chá de abacaxi, gengibre e hortelã:

Cascas de 1 abacaxi
2g de gengibre
Folhas de hortelã
Água

Modo de preparo:
Colocar todos os ingredientes na água, leve ao fogo e deixe ferver por 15 minutos, até pegar o gosto. Se quiser pode colocar um pouco de açúcar também. Coe e deixe esfriar o chá já estará pronto para o consumo.

CACAU

Matéria-prima do chocolate, o cacau é considerado um dos alimentos funcionais mais importantes. Rico em vitaminas, minerais, magnésio e flavonoides, ele é capaz de beneficiar a saúde do coração, melhorar o humor e ainda dar uma ajudinha na dieta.
Os benefícios do cacau em pó são inúmeros, ele é isento de açúcar, possui poucas calorias e tem um teor reduzido de gorduras, ao contrário do que encontramos no chocolate. Para se ter uma ideia, em 2 colheres de sopa de cacau em pó, encontraremos apenas 25 calorias e 1,5 grama de gordura. Além de 3,6 gramas de fibras, o que corresponde a 14% dos valores diários. Teremos também 8% dos valores diários em ferro e 14% em magnésio.
Os grãos de cacau dispõem de xantina e teofilina, que colaboram com o relaxamento dos brônquios fechados, facilitando o fluxo de ar podendo combater alergias, asma e falta de ar.
A presença de flavonoides no cacau demonstrou efeitos positivos no tratamento de enfermidades neurodegenerativas como o Mal de Alzheimer. Os resultados da pesquisa propõem que esses fitoquímicos dispõem de características sinérgicas, o que ajuda na redução do estresse oxidativo na mente. Isso contribui para a prevenção de dano de células neuronais e atua protegendo a membrana dessas células.
O cacau ainda estimula a liberação de endorfinas, contribuindo para a síntese de serotonina, que ajuda a relaxar, aliviar o estresse e melhorar o humor. Por conta disso, garante maior disposição mental e combate a depressão.
Rico em flavonoides, que têm efeito antioxidante, o cacau age prevenindo as doenças do sistema cardiovascular e circulatório impedindo a deposição de gordura nas artérias, reduzindo os riscos de hipertensão. Além disso, contribui para reduzir o colesterol ruim (LDL) e aumentar o bom (HDL).
O consumo de bebidas à base de cacau com elevado teor de flavanóis e procianidinas pode favorecer a saúde cardiovascular por meio do aumento dos níveis de óxido nítrico (NO) que promove a melhoria das funções endoteliais. O NO, quando em níveis normais no organismo, apresenta efeito de relaxamento dos vasos endoteliais.
Os polifenóis do cacau podem aumentar a concentração de HDL (colesterol bom), o perfil de ácidos graxos do cacau pode ajudar a alterar a composição do LDL (colesterol ruim) e torná-lo mais resistente aos danos oxidativos que causam as doenças arterioscleróticas.
O cacau não é recomendado para pessoas que sofrem de alergia aos seus constituintes, insônias, irritabilidade ou hiperatividade, grávida e lactante deve moderar o seu consumo. Para obter esses benefícios, deve-se consumir 2 colheres de sopa de cacau em pó por dia.

BRIGADEIRO DE WHEY PROTEIN COM CACAU

Ingredientes:
1 xícara de água quente
5 colheres (sopa) de leite desnatado
4 colheres (sopa) de cacau em pó
1 colher (sopa) de óleo de coco
1 colher de essência de baunilha
2 a 3 colheres (sopa) de whey protein
Canela em pó

Modo de Preparo:
Dissolva bem o leite na água quente, colocando aos poucos os ingredientes e mexa até dissolver. Coloque na panela em fogo baixo e quando a mistura ficar espessa igual ao brigadeiro normal pode enrolar ou colocar no copinho. Polvilhe com canela em pó ou cacau.

Advertisement