Morte de Luiz Gonzaga completa 30 anos sem homenagens em Salvador

Não é preciso ser nordestino e nem gostar de forró para, ao menos, ter ideia de quem foi Luiz Gonzaga. E nesta sexta-feira (2), o Rei do Baião será lembrado em diversas cidades do Brasil, com shows e homenagens. O motivo é que sua morte, ocorrida no dia 2 de agosto de 1989, causada por uma parada cardiorrespiratória, está completando 30 anos.

No entanto, em Salvador, nenhuma programação pública está prevista para saudar um dos maiores nomes da música popular brasileira e expansor de ritmos como xote, xaxado, baião e forró, que marcou clássicos como ‘Asa Branca’, ‘O Xote das Meninas’, ‘Pagode Russo’, ‘A Vida do Viajante’, entre muitos outros.

Para reviver Gonzaga no Recife,
Com a presença do Quinteto Violado, da cantora Bia Marinho e dos sanfoneiros Joquinha Gonzaga e Terezinha do Acordeon, o Cais do Sertão (Bairro do Recife) homenageia Gonzaga com shows levados pelo forró. E sob a regência do maestro Fernando Furtado, uma centena de crianças embala o clássico “Asa Branca”, encerrando a programação. O agito começa às 18h, com acesso gratuito.

… em Caruaru,
Oficina com ritmos nordestinos no Museu do Barro, em Caruaru, abre a programação que celebra Gonzaga, às 9h, em mais uma edição do “Tributo ao Rei do Baião” na Capital do Forró. Já na Câmara de Vereadores do município, palestras, debates culturais e apresentações musicais completam a celebração.

… em Petrolina,
Sob a batuta do sanfoneiro Luiz Rosa, Petrolina, no Sertão pernambucano, promove Sanfoneata no centro do município, a partir das 7h30. Quadrilha junina e tocadores de outros estados do Nordeste também integram a programação.

… em Igarassu!
O município da Região Metropolitana do Recife (RMR) renderá homenagens a Luiz Gonzaga com missa celebrada às 8h no Convento de Santo Antonio, Sítio Histórico da cidade. Em seguida, às 9h30, o local recebe a exposição” “De Escoteiro a Rei do Baião”, com cerimônia de entrega do título póstumo de Escoteiro Honorário. Acesso gratuito.

 

Fonte: Bocão News

Advertisement