Filme conquistense será exibido na Feira Literária de Mucugê

“Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado” é o título, bastante sugestivo, da produção de cinema conquistense que integra a programação da 4ª edição da Feira Literária de Mucugê – Fligê, que acontece de 15 a 18 de agosto, na cidade de Mucugê, na Chapada Diamantina. O longa será exibido no FligêCine, no sábado, 17, às 15h, na Casa da Filarmônica.

A obra constrói sua narrativa no rastro de uma prática conhecida, dentre outros nomes, como Santo Lenho, um ato simbólico e sincrético de proteção sobrenatural que “fecha o corpo” do praticante. A cultura popular se encarregou de difundir a prática por meio de causos e relatos sobre pessoas dotadas de poderes de “outro mundo”. Com o corpo fechado elas se tornariam imunes ao ataque de armas e teriam a capacidade de “envultar”, ficar invisível mediante rezas e encantamentos.

O título do filme, por exemplo, é um trecho de uma oração de proteção atribuída à Padre Cícero. Muitos relatos dão conta de que coronéis da política, cangaceiros e outras figuras populares se renderam à pratica para garantir proteção, riqueza e poder.

Segundo o diretor e roteirista que assina a produção, Marcelo Lopes, se buscou registrar e conectar várias histórias populares, especialmente aquelas relacionadas a temas como o sobrenatural, a violência e as relações de poder. As gravações foram feitas no Sudoeste, Chapada Diamantina, Recôncavo e região de Salvador. O filme também fez um dos últimos registros do escritor João Ubaldo Ribeiro ainda vivo. O depoimento foi gravado na casa do escritor, na ilha de Itaparica.

“A exibição na Fligê é uma forma de retornar à população da Chapada o resultado do trabalho que foi buscar as histórias locais sobre um imaginário fantástico, que faz parte de um recorte importante da cultura imaterial brasileira. Estou muito feliz e agradecido por essa oportunidade de apresentá-lo na feira”, afirmou Lopes.

“Contra o Veneno Peçonhento do Cão Danado” é uma produção da TV Local e Instituto Mandacaru, realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.

 

Fonte: Resenha Geral

Advertisement