No último dia do Pan, Brasil encerra participação com sete pódios

O Brasil fechou sua participação no Pan de Lima, neste domingo, 11, com mais sete pódios, em três modalidades diferentes: judô, caratê e tiro esportivo. O grande nome do dia foi Mayra Aguiar, que não deu chances para suas adversárias e conquistou a medalha de ouro na categoria até 78 kg. Já David Moura e Beatriz Souza, nos pesados, ficaram com o bronze.

Para Mayra, foi seu primeiro ouro nos Jogos Pan-Americanos, justamente na quarta edição que esteve presente. Ela foi prata no Rio, em 2007, perdendo a final para a norte-americana Ronda Rousey, que depois faria história no UFC. Nas edições seguintes, caiu para Kayla Harrison, também dos Estados Unidos, em ambas, ficando com o bronze em 2011 e a prata em 2015.

“Ainda não caiu a ficha do que é uma conquista de ouro em um Pan. Foi minha primeira grande competição em 2007 e no Rio. Tenho carinho por esse torneio e agora é aproveitar mais um objetivo alcançado. Eu procuro dar o meu melhor, entrar na competição e sair tendo dado meu melhor. De brinde veio a medalha de ouro”, disse.

No tiro com arco, o Brasil conquistou a vaga olímpica com a presença de Marcus Vinicius D’Almeida na final, mesmo com ele perdendo e ficando com a prata. Outra modalidade que o Brasil subiu ao pódio no último dia em Lima foi o caratê, com as pratas de Douglas Brose e Hernani Veríssimo, e o bronze de Vinicius Figueira.

Encerramento

A cerimônia de encerramento da primeira edição dos Jogos Pan-Americanos no Peru aconteceu no Estádio Nacional, em Lima. Simbolicamente a cidade cedeu parte da festa para Santiago, que organizará a próxima edição do evento poliesportivo, em 2023.

Com muitas danças e uso de cores, os organizadores do Pan de Lima aproveitaram a despedida do Pan para apresentarem mais detalhes da cultura peruana. Enquanto isso, o Chile exibiu alguns dos seus principais artistas, como a cantora Francisca Valenzuela, que realizou um breve show.

Na cerimônia de encerramento, Rafaela Silva foi a porta-bandeira do Brasil. Dona de títulos mundial e olímpico, a judoca conquistou em Lima a sua primeira medalha de ouro pan-americana. E também chamou a atenção a participação da carateca Jéssica Linhares, bronze em Lima e que entrou em uma cadeira de rodas para o desfile de adeus dos atletas após sofrer fissura no terceiro metatarso do pé direito.

Elas fizeram parte de uma delegação que foi 171 vezes ao pódio no Pan de Lima, com 55 medalhas de ouro, 45 de prata e 71 de bronze, o que deixou o Brasil em segundo lugar no quadro geral de medalhas, algo que não ocorria desde 1963, quando o evento foi realizado em São Paulo.

A natação foi o carro-chefe do Brasil em Lima, com 30 medalhas conquistadas, sendo dez de ouro. O país aproveitou o evento para faturar 29 vagas diretas para a Olimpíada de Tóquio: handebol feminino (14 atletas), adestramento (3), CCE (3), saltos (3), pentatlo feminino (1), tênis masculino (1), tênis de mesa (1) e vela (2).

O Pan de 2023 será realizado a partir de 20 de outubro a 5 de novembro, em Santiago.

 

Fonte: A Tarde

Advertisement