Secretarias de Educação e Saúde unem esforços no combate ao Aedes aegypti

O número cada vez maior de casos de dengue, Chikungunya e Zika em todo o país requer atenção e ações integradas das autoridades. Por isso é que, em Vitória da Conquista, as secretarias municipais de Educação e Saúde se uniram para conscientizar a população sobre a importância de combater o mosquito Aedes aegypti, transmissor dessas doenças.

Uma reunião realizada na última quinta-feira (22), entre a Coordenação de Endemias e gestores de unidades escolares e do Núcleo Pedagógico, selou a parceria entre ambos os órgãos. A intenção é sensibilizar professores e alunos de escolas municipais para a importância de eliminar os criadouros do mosquito, cuja incidência maior está nas residências.

“É através da educação, que a gente consegue mudar, transformar uma realidade. E vamos difundir pela rede essa mensagem: que ‘Educar é Conquista’ e que nós podemos combater o Aedes aegypti e precisamos ser vigilantes. Vamos, com as secretarias de Saúde e de Serviços Públicos, nas pessoas do secretário Luís Paulo e da engenheira sanitarista Márcia Amorim, fazer a diferença”, comentou o secretário de Educação, Esmeraldino Correia.

O coordenador de Endemias, Eliezer da Silveira, concorda que a informação do combate ao mosquito deve chegar, cada vez mais, às escolas. “Com isso, vamos aumentar o contingente de pessoas falando do mesmo assunto, expandindo para outras localidades o conhecimento e a educação a respeito. Será um veículo a mais de informação”, pontuou.

Atualmente, a Secretaria de Saúde desenvolve com Serviços Públicos, Meio Ambiente e Educação um programa piloto de controle de endemias, sem a utilização de larvicida ou inseticida, no loteamento Santa Terezinha. Além disso, está pleiteando junto à Fundação Nacional de Saúde (FUNASA) recursos para um projeto em 24 localidades, entre zona urbana e rural, que também abrangerá escolas municipais.

 

Fonte: PMVC

Advertisement