Jaime Lerner entrega à Prefeitura primeira etapa do projeto do Parque Ambiental

Uma comitiva da Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista está em Curitiba, de onde traz grandes novidades para o município. Nessa quarta-feira (04), representantes da Secretaria de Infraestrutura (Seinfra), da Secretaria de Meio Ambiente (Semma) e da Empresa Municipal de Urbanização (Emurc) estiveram no Instituo Jaime Lerner para importantes tratativas.

Um dos motivadores do encontro foi a entrega da primeira etapa do projeto do Parque Ambiental do Rio Verruga. Após visitas de técnicos do Instituto a Vitória da Conquista, durante o mês de maio, foi concluído o levantamento que irá possibilitar o início da implantação do equipamento.

O arquiteto Jaime Lerner, o maior urbanista vivo em todo o mundo, participou do momento. Ele diz estar feliz em levar a contribuição por algo tão grandioso para a cidade: “Aproveitar o que a cidade tem de bom e trazer, de maneira simples, através de uma boa acupuntura, fazendo com que a cidade fique melhor. E eu vejo na equipe de Vitória da Conquista a vontade e a qualificação necessárias pra isso.”

A secretária de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, recebeu o projeto. Ela explica o teor e a importância do documento: “Toda essa análise criteriosa dos aspectos ambientais da fauna, flora, das questões que envolvem o relevo, das questões que envolvem os solos do município; todas as questões ambientais foram estudadas e foram entregues com sugestões para o trabalho que deve ser feito, que vamos começar a implantar a partir de agora, no município de Vitória da Conquista.”

Além disso, o secretário de Infraestrutura Urbana, José Antônio Vieira, lembra que a visita a Curitiba tem ainda outros propósitos. “A comitiva também está aqui para tratar de outras coisas referentes ao trânsito, ao meio ambiente, à mobilidade urbana. Estaremos também com o Eloy Kochanny, da Via 11 Engenharia, tratando de assuntos da mobilidade urbana para melhorar o trânsito de Vitória da Conquista. Então estamos chegando com várias novidades”, revela.

Parque Ambiental – Preservar os ecossistemas naturais de relevância ecológica para o município, esse é a proposta do Parque Ambiental da Cidade. Toda a região do equipamento terá proteção ambiental, proibindo obras, ocupações, depósito de lixo e abate de plantas. Dentre as ações mais importantes do projeto, está a revitalização do Rio Verruga. Além disso, o espaço também trará uma requalificação urbana, permitindo a interação da população com a natureza, fomentando o lazer, a cultura e o esporte.

 

Fonte: PMVC

Advertisement