Conquista:Em um mês, 32.551 pessoas embarcaram e desembarcaram no Aeroporto Glauber Rocha.

Entre os dias 25 de julho, quando começou a funcionar, e 25 de agosto, o Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, foi o ponto de partida e chegada de 32.551 pessoas. No mesmo período, foram realizados 450 pousos e decolagens na pista do novo aeroporto. Os números estão sendo comemorados pelo governo da Bahia, que enaltece a importância do Glauber Rocha para impulsionar o desenvolvimento local e regional.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra), o movimento de passageiros no novo aeroporto representa um crescimento de 76% em relação ao mesmo período do ano passado, quando o movimento foi de 18.422 pessoas no Pedro Otacílio de Figueiredo, desativado no dia 24 de julho deste ano. A quantidade de pousos e decolagens também foi maior. De 25 de julho a 25 de agosto de 2018, 421 aviões desceram e subiram a partir do antigo aeroporto. Este ano, no novo, foram 450, um aumento de 7%. E isso explica, em parte, o aumento de passageiros. Se a diferença na quantidade de voos é de apenas 7% e a de passageiros é de 76%, uma das razões está no tamanho das aeronaves que se utilizam do novo aeroporto.

No Pedro Otacílio, as duas empresas que operavam voos comerciais ofereciam aviões com 68 (ATR 500 da Passaredo) e 72 lugares (ATR 600 da Azul). Agora, além dos ATR da Passaredo, operam no Glauber Rocha aviões Embraer 195, da Azul, com capacidade para 118 passageiros, e Boeing 737-700, da Gol, para 138. As três empresas fazem voos diários para Salvador, Guarulhos, Confins e Viracopos.

É praxe utilizar como parâmetros comparativos atividades e índices relativos ao mesmo período do ano anterior, por isso, a Seinfra divulgou os números considerando o período de 25 de julho a 25 de agosto do ano passado. Mas, seria interessante sabermos qual a comparação entre o primeiro mês do novo aeroporto e o último mês do antigo, o que daria uma informação mais clara do crescimento do movimento com o funcionamento do importantíssimo equipamento.

O crescimento do setor aeroviário já percebido em Vitória da Conquista também deve ser ampliado para outras regiões. Em Guanambi, por exemplo, foi concluída a recuperação do aeroporto com objetivo de iniciar a operação com voos regulares. “Em breve, devem ser publicados os avisos de licitação para a construção dos equipamentos aeroviários de Bom Jesus da Lapa e Senhor do Bonfim. Em Barreiras, a ampliação do aeroporto tem a previsão de ser iniciada até o final deste ano”, destacou o secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti.

Fonte:Blog do Giorlando Lima

Advertisement