Prefeito e equipe discutem investimentos na Educação durante evento em São Paulo.

(Na foto, a primeira-dama Luci Gusmão, o Prefeito Herzem Gusmão, a professora palestrante e ex-secretária de Educação Básica do MEC Kátia Smole, a coordenadora geral do Núcleo Pedagógico da Smed Tânia Novais e a secretária adjunta da Smed Arlete Rocha)

Os resultados que a Educação de Vitória da Conquista vem acumulando ao longo dos últimos dois anos foram apresentados, neste último fim de semana (29), para profissionais que atuam na área da educação, durante o Encontro Nacional Redes que Transformam – Educação. O evento, que reuniu 600 participantes de vários estados do país e do exterior, aconteceu em Embu das Artes (SP), e foi promovido pela Fundação Lemann.

O prefeito Herzem Gusmão esteve presente ao evento acompanhado da primeira dama Luci Gusmão e da equipe da Secretaria de Educação. “Neste fim de semana tivemos a oportunidade de trocar experiências com vários municípios que estão trilhando o mesmo caminho que o nosso, em busca de melhorar o ensino ofertado às nossas crianças. Estamos formando uma verdadeira rede em prol da Educação. No entanto, o mais gratificante foi receber o reconhecimento das boas práticas que estamos implantando em Vitória da Conquista nos primeiros anos da nossa gestão, com o importante apoio do Programa Educar Para Valer”, destacou o gestor.

Segundo o secretário de Educação, Esmeraldino Correia, que estava acompanhado da equipe da Coordenação Pedagógica, “diversas práticas que foram apresentadas durante o evento já estão sendo executadas em Vitória da Conquista, o que torna nosso Município referência dentro da metodologia do programa Educar Para Valer. Isto nos dá a certeza que vamos conseguir alcançar uma nota surpreendente no próximo Ideb”.

O IDEB funciona como uma ferramenta para o acompanhamento das metas de qualidade do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) para a educação básica. Em Vitória da Conquista, as mudanças implantadas pela gestão atual, a partir de janeiro de 2017, por meio do Núcleo Pedagógico da SMED, ocasionaram o aumento da nota de 4.1 para 4.7. A meta para 2019 é de 5.2, no entanto, a Secretaria de Educação projeta um crescimento maior que o estipulado pelo Ministério da Educação.

O evento contribui para a troca de experiência entre os gestores da área de educação de todo o país. O Encontro Nacional Redes que Transformam 2019 traz palestras, rodas de conversa, oficinas e práticas pedagógicas voltadas para criação de políticas públicas para a Educação.

Advertisement