Concurso PM BA: Governador confirma edital para 2 mil vagas.

O governador do Estado da Bahia, Rui Costa, anunciou que o edital do concurso PM-BA será publicado na próxima quarta-feira, 16. 0 documento trará 2 mil vagas de soldado, além de chances para o Corpo de Bombeiros. A confirmação foi dada na tarde da última terça-feira, 8, durante o programa “Papo Correria” que foi transmitido ao vivo em seu Facebook oficial.

“Dia 16, quarta-feira, semana que vem, será publicado o edital do concurso da Polícia Militar. Aproveite e compartilhe!”, disse Rui para os internautas.

O concurso será organizado pelo Instituto Brasileiro de Formação e Capacitação – o IBFC, banca escolhida para receber as inscrições e aplicar as principais etapas. A empresa também foi anunciada por meio do programa semanal, na segunda quinzena de setembro. Um dia após, a dispensa foi publicada no Diário Oficial. O contrato foi assinado no dia 16. Entretanto, ainda não há detalhes sobre as demais datas do cronograma, como prazo de inscrição e aplicação de provas.

PM-BA tem quantitativo de vagas confirmado
Embora o Corpo de Bombeiros da Bahia ainda não tenha número de vagas confirmado, a Policia Militar já tem quantitativo definido. São 2 mil vagas previstas para a carreira de soldado. Rui Costa já havia confirmado que os editais sairiam ainda este ano, mas ainda não tinha uma data definida. Os concursos foram autorizados pelo governador em julho deste ano e o despacho da autorização foi publicado no Diário Oficial.

Apenas o concurso da PM estava confirmado e havia sido confirmado por meio da portaria autorizativa. Mas durante um Papo Correria, em julho, o governador apontou que avaliava a inclusão de vagas para os Bombeiros o que aconteceu.

“Serão 2 mil vagas, sendo que nós vamos chamar em duas etapas para programar a capacitação e o treinamento. Chamaremos primeiro mil vagas e, em seguida, chamaremos mais mil para treinamento. Então, ao todo serão 2 mil vagas e o edital será divulgado no segundo semestre”, disse Rui Costa.

Soldado da PM-BA exige nível médio
Para concorrer ao cargo de soldado da Polícia Militar do Estado da Bahia, será preciso ter nível médio completo ou médio/técnico de escolaridade. Além de ter idade mínima de 18 anos e máxima de 30 anos, além da estatura mínima de 1,60m (homens) e 1,55m (mulheres).

A remuneração do soldado deverá ser de R$937, durante o curso. Após a conclusão poderá aumentar para R$2.585,05. Esses dados são referentes ao último concurso, que foi realizado em 2017, o mais recente da PM-BA. Os aprovados foram lotados em Salvador e nos municípios de Juazeiro, Feira de Santana, Ilhéus, Vitória da Conquista, Barreiras e Itaberaba. Naquela época, foram 1.819 vagas para homens e 181 para mulheres. No entanto, foram 3 mil aprovados sendo convocados para o curso de formação, ou seja, mil além do previsto em edital.

Para o Corpo de Bombeiros, a oferta foi de 750 vagas para soldados. Em ambos, os candidatos passaram por várias etapas, sendo elas:

Provas objetiva e discursiva;
Avaliação psicológica;
Exames médicos e odontológicos;
Teste de aptidão física.
Investigação social;
Análise de documentação;
Curso de formação.

Advertisement