POLÍCIA MILITAR DA BAHIA REALIZA O I SEMINÁRIO NACIONAL DE MOTOCICLISTAS MILITARES EM VITÓRIA DA CONQUISTA.

O evento aconteceu no Auditório da UFBA durante todo o dia e contou com a participação de todas as Unidades Operacionais da Região Sudoeste e Unidades Operacionais Especializadas, além de convidados ilustres: Cel PMBA Siegfrid Frazão Keysselt, Ten Cel PMBA Lucas Miguez Palma – primeiro Comandante do Esquadrão Falcão, representantes das Polícias Militares de Goiás, Ceará, Piauí, Pernambuco e Maranhão. O Exército Brasileiro também esteve representado por uma delegação do 6º Batalhão de Polícia do Exército, bem como compareceram Comandantes das Unidades Operacionais da Região Sudoeste e Oficiais do CPRSO.

O evento foi organizado pelo Esquadrão de Motociclistas Falcão (Vitória da Conquista), Esquadrão de Motociclistas Águia (Salvador) e Esquadrão de Motociclistas Asa Branca (Feira de Santana) e contou com o apoio total do Comando Geral da Corporação, Comando de Policiamento Especializado e Comando de Policiamento da Região Sudoeste.

Iniciamos o Seminário com o credenciamento dos participantes e logo após ocorreu a cerimônia de abertura, onde o Cel PMBA Ivanildo da Silva – Comandante do Policiamento da Região Sudoeste, representando o Comando Geral da PMBA, realizou a abertura oficial do encontro, oportunidade em que saudou a todos e deu as boas vindas aos visitantes das co-irmãs e Exército Brasileiro.

Em seguida o Cel PMBA Siegfrid proferiu a palestra de abertura com o tema: *HISTÓRIA DO POLICIAMENTO COM MOTOCICLETAS NA PMBA*, momento em que pode nos contar como surgiu o policiamento com motocicletas na Corporação, estabelecendo excelentes conexões com a realidade dos dias atuais. O Coronel foi o primeiro Comandante do Esquadrão Águia, primeira Unidade Especializada em Motopoliciamento na PMBA. Oficial de alto gabarito, especialIzado em Motociclismo Policial, Tiro Policial, Operações de Choque, Comunicação Social, entre outros cursos, deixou todos os participantes maravilhados com a sua eloquência e precisão na abordagem do tema.

Concluindo a parte da manhã, o Ten Rodolfo Pimentel – do 6º Batalhão de Polícia do Exército – nos trouxe o tema: *ESCOLTA DE DIGNITÁRIOS E CARGAS SENSÍVEIS*. Na sua palestra apresentou uma série de exemplos da atividade de Escolta em outros países e em seguida a Doutrina de Emprego do Exército Brasileiro nas atividades de Escolta. Foi uma excelente apresentação, oferecendo para as Polícias Militares uma perspectiva diferente na realização desta modalidade.

Na parte da tarde iniciamos com a palestra do primeiro Esquadrão de Motociclistas da PMBA – o Esquadrão Águia. O Cap PMBA Igor Fogaça- Subcomandante da Unidade – nos apresentou o tema: *MOTOPATRULHAMENTO TÁTICO NA PMBA: PANORAMA ATUAL*. O Oficial nos trouxe um breve histórico da Unidade e também de como surgiu o Motopatrulhamento Tático na Corporação. Sua palestra foi muito enriquecedora, trazendo para reflexão várias questões polêmicas nas atividades realizadas por motociclistas militares, a exemplo do uniforme ideal, nomenclaturas e termos, equipamentos mais adequados, entre outros. Também nos apresentou estatísticas e a grande produtividade que uma tropa consegue atingir com o uso da motocicleta. Ainda registrou que a *VERSATILIDADE* é uma das principais características do Policiamento com Motocicletas, aliada a sua grande mobilidade.

Em seguida fomos abençoados com uma excelente explanação do Cap PMPI Marconi, o qual nos apresentou o tema: *USO DA TECNOLOGIA MOBILE NO MOTOPATRULHAMENTO TÁTICO NA PMPI*. Foi uma palestra digna de um comunicador. Elogiado por todos, pela forma de apresentar o tema e também pela importância e relevância da ferramenta que nos foi apresentada, deixou toda a plateia impressionada e admirada pelo nível de profissionalismo e desenvolvimento tecnológico da Polícia Militar do Piauí.
“As equipes de Motopatrulhamento Tático da ROCAM/BPRONE/PMPI dispõem da tecnologia mobile para o serviço operacional em atendimento aos crimes de menor potencial ofensivo, onde o operador estando na ponta faz a lavratura de TCO emitindo termo de compromisso de apresentação em audiência, solicitações de exame de corpo de delito, toxicológico, dentre outros. O dispositivo disponibiliza também outros recursos como: banco de dados de mandado de prisão, monitoramento de Apenados, pesquisa de veículos com restrição de roubo e furtos, pesquisa de bicicletas com restrições de roubo e furto, dentre vários outros meios que ajudam o operador na atuação operacional. Por fim, com o recurso de visão espacial o operador tem um mapa local com todas as equipes de serviço no terreno e ícones de crimes em andamento, o que permite ao Centro de Comunicações escolher qual recurso atenderá e como chegará ao local da ocorrência com maior precisão.” – Cap PMPI Marconi Monteiro Martins.

Dando continuidade o Ten PMGO Bruno Portela e o Cabo PMGO Gondim do GIRO da Polícia Militar de Goiás nos apresentaram uma excelente palestra sobre sua Corporação e sua Unidade Especializada. O tema foi: *MOTOPATRULHAMENTO TÁTICO DA PMGO: PIONEIRISMO e RESULTADOS*. Essa Unidade é referência no país, pois foi a primeira a empregar a motocicleta no Motopatrulhamento tático utilizando o garupa, trazendo mais segurança para nossas ações. O GIRO capacita Oficiais e Praças para o Motopatrulhamento Tático através do Curso de Intervenções Rápidas e Ostensivas – o CIRO – um dos melhores do Brasil. Foi uma alegria muito grande e uma honra recebê-los no nosso Estado.

Concluindo tivemos a palestra do Maj PMCE Sherman que nos trouxe o tema: *MOTOPATRULHAMENTO TÁTICO NA PMCE*. Excelente explanação sobre a Polícia Militar do Ceará e da Unidade que vem se expandindo por todo o Estado e vem apresentando uma produtividade excelente. O Oficial do BPRAIO apresentou detalhes da Unidade, sua evolução ao longo da sua história, dados sobre efetivo e frota, tipos de motocicletas utilizadas na atuação operacional e para treinamento, requisitos para servir no RAIO, informações sobre o seu Curso Especial de Policiamento com Motocicletas (um dos melhores do país e referência no norte e nordeste), encerrando com a apresentação do Projeto de Expansão das Bases RAIO, em diversos municípios do Estado, e a grande produtividade dessas Unidades Especializadas. Assim como todas as outras foi uma grande palestra com uma riqueza de detalhes e informações úteis para todos os participantes.

O Seminário superou a expectativa inicial de 120 participantes e atingiu a marca de mais de 200 militares presentes.

Agradecemos a Deus e a nossa Santa Dulce dos Pobres que intercedeu e garantiu a realização do evento.

Agradecemos a família FALCÃO, audazes no cumprimento de todas as missões e responsáveis principais pelo sucesso deste Seminário.

Agradecemos todo o apoio da nossa PMBA, a participação das Polícias Militares de Goiás, Ceará, Piauí, Pernambuco, Maranhão e do Exército Brasileiro.

Agradecemos a disponibilidade do Cel Siegfrid e sua participação efetiva, não só como palestrante, e também pela qualidade de suas intervenções e colocações em quase todas as palestras.

Agradecemos a todos os parceiros que acreditaram no projeto e nos apoiaram nesta empreitada.

Advertisement