CAAV realiza 1º Seminário de Sífilis do Sudoeste da Bahia

Dentro do mês de campanha de combate à sífilis e à sífilis congênita, profissionais da área de saúde participaram, nesta quarta-feira (23), do 1º Seminário de Sífilis do Sudoeste da Bahia, que aconteceu no Auditório do Polo de Educação Permanente. A oportunidade serviu para troca de experiências entre os municípios e para traçar o perfil da Sífilis no Sudoeste da Bahia.

O evento foi promovido pelo Centro de Atenção e Apoio à Vida Dr. David Capistrano Filho (CAAV), em parceria com o Núcleo Regional de Saúde Sudoeste, e direcionado aos profissionais que lidam diretamente com o agravamento nas rotinas dos serviços públicos de saúde de Vitória da Conquista, Guanambi, Itapetinga, Brumado, Boquira, Caetité e de outras cidades da macrorregião Sudoeste.

A diretora de Vigilância em Saúde, Ana Maria Ferraz, afirma que Vitória da Conquista tem tido experiências muito positivas na assistência voltada à sífilis, graças à estratégia de descentralização de diagnóstico e tratamento para a Atenção Básica. “O município vem conseguindo de forma exitosa garantir a redução das taxas de incidência de casos, tanto da sífilis adquirida em gestantes, quanto às taxas da sífilis congênita. O primeiro passo é a descentralização do serviço para conseguirmos alcançar um maior número de pessoas e quebrar de vez essa cadeia de transmissão”, pontua.

A programação contou com 11 palestras e mesa redonda de discussão sobre o tema. Uma das palestrantes foi Ana Luísa Cotrim, enfermeira técnica do município de Guanambi, que apresentou a análise do seu estudo, desenvolvido entre os anos de 2009 a 2017 em 42 municípios da região. “A sífilis é doença endêmica e emergente, até então adormecida, e agora vem crescendo os números. Então, para mim, esse evento é uma grande porta para poder divulgar e compartilhar esse resultado que colabora bastante para as estatísticas do Estado”, afirma a enfermeira.

A Subsecretária Municipal de Saúde, Regina Máximo de Carvalho, ressalta que Vitória da Conquista se tornou referência entre os municípios do Sudoeste com o modelo de descentralização da assistência. “Isso é de suma importância para a nossa cidade, tendo em vista o cenário de aumento de casos de sífilis em todo o Brasil. Estamos aqui para colaborar, para partilhar todas as experiências que temos tido e agradecer mesmo o empenho de toda equipe que está comprometida com essa causa”.

 

Fonte: PMVC

Advertisement