Manchas de óleo chegam em Ilhéus, no sul da Bahia; estado tem 14 cidades contaminadas

As manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste chegaram à cidade de Ilhéus, no sul da Bahia, na manhã desta sexta-feira (25). Com isso, subiu para 14 o número de municípios baianos contaminados. O estado está em situação de emergência.

Das cidades baianas atingidas pelo óleo, Ilhéus é a que fica mais ao sul do estado.

Segundo o secretário de Desenvolvimento Econômico, Meio Ambiente e Urbanismo de Ilhéus, Jerbson Moraes, o local afetado na cidade é a Praia do Norte. Nas imagens enviadas ao G1 pelo secretário, é possível ver dezenas de manchas de óleo na areia.

A praia foi limpa pela manhã por uma força-tarefa formada por funcionários da prefeitura, voluntários, além de integrantes da Marinha e Exército.

Além de Ilhéus, as outras cidades atingidas no estado são Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Conde, Esplanada, Vera Cruz, Itaparica, Itacaré, Jandaíra, Entre Rios, Cairu, Maraú e Mata de São João. São quase 60 localidades contaminadas.

Segundo balanço das prefeituras, mais de 300 toneladas já foram removidas dos locais afetados desde que o óleo chegou na Bahia, em 3 de outubro deste ano. O estado foi o último do Nordeste a ser atingido pelas manchas, que começaram a aparecer em setembro.

Destes municípios, Salvador (104,8 toneladas), Entre Rios (50 toneladas), Mata de São João (40 toneladas), Conde (25 toneladas) e Camaçari (20 toneladas) são os que mais tiveram óleo coletado até esta sexta-feira.

Em Cairu, novas manchas de óleo atingiram a localidade de Garapuá nesta sexta-feira. Vídeo enviados por voluntários mostram a substância. No início desta tarde, o óleo já havia sido limpo.

Fonte: G1

Advertisement