Brumado: Servidor público é agredido durante confusão na Central de Marcação.

O caos na Central de Marcação vem sendo “mote” de notícias na Capital do Minério. Na quinta-feira (31), o 97NEWS relatou o drama dos pacientes que enfrentaram longas filas para conseguir marcar consultas e procedimentos cirúrgicos. Na manhã desta sexta-feira (1ª), a situação chegou há um colapso, chegando ao ponto em que um servidor público fosse agredido violentamente por pessoas que aguardavam atendimento no setor público. Segundo apurou a nossa reportagem, durante uma discussão generalizada, um dos usuários partiu para cima do Guarda Civil Municipal (GCM) e o agrediu.A Polícia Militar foi acionada e controlou a situação. O GCM que não teve a identidade revelada foi encaminhado ao Hospital Geral Professor Magalhães Neto e passa bem. Ele foi encaminhado a Delegacia para registrar Boletim de Ocorrência (BO). Lembrando que o Art. 331 do Código Penal diz que “desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela, prevê pena ou detenção, de seis meses a dois anos, ou multa. Em entrevista ao 97NEWS, o Secretário Municipal de Saúde, Claudio Feres lamentou o episódio e disse que vai apurar as circunstâncias da ação. “Lamentável, é um profissional exemplar, por onde passou deixa um trabalho. Na Central, todos os funcionários relatam o compromisso que ele tem com o serviço. A própria população que assistiu o ocorrido ficou revoltada e disseram que vão depor a favor do profissional, enfim é lamentável”, disse Feres.

Ainda segundo o secretário, a cerca de dois meses a Secretaria de Saúde, juntamente com a empresa que gerencia o sistema de marcação vem buscando soluções para acabar com as filas. “Nós temos sentando ai há mais de dois meses para encontrar uma solução e facilitar o acesso e marcar mais rápido e receber de forma mais tranquila exames do Sistema de Saúde”, esclareceu Claudio. Ele ainda destacou que o município nos últimos meses vem contratando profissionais para aumentar a demanda no setor, além disso, aumentou a oferta de procedimentos. “Só nesses últimos três anos ampliamos a tomografia, que hoje não existe fila de espera. A ceca de dois meses conseguimos contratar um otorrino, chegando a 40 cirurgias na área do profissional. Além disso, o serviço de ortopedia cresceu, hoje contamos com sete ortopedista trabalhando na rede, então fora isso, a atenção básica que saímos de 15 para 21 equipes de profissionais atendendo, então cada ano que passa, quando se aumenta a demanda de profissionais e procedimentos, é natural que se aumente também o volume na procura de especialistas por parte da população”, afirma Feres. Por fim, o secretário disse que o atendimento foi suspenso nesta sexta-feira, e os profissionais ficaram muito abalados com a situação. “A nossa equipe ficou muito abalada, infelizmente tivemos que suspender os atendimentos e vamos retornar na segunda-feira, hoje ainda tem uma reunião com o prefeito para tentar achar uma saída o mais rápido possível”, disse ao 97NEWS, Claudio Feres Secretário de Saúde do município.

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