Casos de vazamento de óleo já chegam a 48 até outubro deste ano no país

Além das manchas de óleo que atingem o litoral nordestino desde o dia 6 de outubro deste ano, dados da Agência Nacional do Petróleo (ANP) apontam que, entre janeiro de 2012 e 5 de outubro de 2019, foram registrados 774 casos semelhantes no país, sendo que 90,3% são de responsabilidade da Petrobras.

O dados foram obtidos por meio de Lei de Acesso à Informação e mostram, ainda, que das 48 ocorrências deste ano, todas têm como empresa responsável a estatal. Além disso, em janeiro e outubro de 2019, foram observados quatro incidentes envolvendo derramamento de óleo que atingiram municípios da Bahia.

A ANP classificou os casos baianos como acidentes com quantidade relevante ou grande quantidade de óleo derramada na costa nordestina, o que causou “dano ao meio ambiente”. Ainda não é possível especificar quais os tipos de danos, mas o órgão federal afirmou que dois casos foram causados por vazamentos que “atingiram corpo hídrico intermitente”.

Se for analisado o período entre 2012 e 2018, é possível afirmar que a média mensal de derramamento de óleo causado pela Petrobras foi de 8 casos a cada mês. Atrás da estatal brasileiras está a Petrosynergy Ltda., com 30 menções no período, que atua em quatro bacias sedimentares terrestres, no Rio Grande do Norte, Alagoas, Bahia e Espírito Santo.

 

Fonte: Bocão News

Advertisement