Vigilância Sanitária realiza ação de vistoria nas academias de ginástica do município.

Duas equipes de técnicos da Vigilância Sanitária (Visa) iniciaram um itinerário de vistoria em oito academias de ginástica de Vitória da Conquista. O objetivo da ação é fazer a fiscalização de rotina nos estabelecimentos, verificando se há o cumprimento das disposições vigentes na legislação sanitária estadual.

Nesse sentindo, durante a vistoria são exigidas algumas normas mínimas para o funcionamento, como “a questão da documentação constituída da empresa com CNPJ, a presença de um responsável técnico, a verificação do alvará sanitário e de funcionamento, para avaliar se a academia tem condições de funcionar, sem colocar em risco a saúde dos frequentadores”, explica o farmacêutico André Matos, técnico da Vigilância Sanitária.

Também foram vistoriadas as fichas de matrícula e avaliação física dos alunos, observando os aspectos gerais de saúde, as condições estruturais e de higienização dos espaços das academias, averiguando o cumprimento das normas sanitárias para funcionamento. Além disso, os responsáveis de quatro academias vistoriadas foram notificados e orientados a procurar a Vigilância Sanitária para regularizar a situação da empresa junto ao serviço do município.

Atualmente, existem cerca de 80 academias de ginástica na cidade, de acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Maico Mares. “O nosso objetivo é de fiscalizar 50% das academias de Vitória da Conquista até o fim deste ano. As equipes técnicas continuarão realizando as vistoria nas academias que poderão estar sujeitas as sanções previstas por lei”, finaliza.

Advertisement