Farmácias da Família realizam ações de prevenção e controle do Diabetes

Começou nessa segunda-feira (11) e segue até a próxima quinta (14), a semana de ações de prevenção e controle da Diabetes na Farmácia da Família II, na Praça Vítor Brito. A atividade é feita para lembrar o Dia Mundial de Combate ao Diabetes, celebrado no dia 14 de novembro.

Estão sendo oferecidas diversas ações de prevenção e promoção à saúde, relacionadas ao Diabetes como aferição de glicemia de ponta de dedo. “No caso de alterações do resultado, estamos realizando já aqui na farmácia o teste de hemoglobina glicada, que é um teste de triagem que consegue identificar qual é média da glicemia, ou do açúcar no sangue, desse paciente nos últimos 90 dias. Caso seja observada alteração, encaminhamos para a equipe de saúde para que investigue o possível diagnóstico de Diabetes”, explica o farmacêutico Pablo Maciel, gerente da Farmácia da Família.

Além disso, para as pessoas que já têm Diabetes, também está sendo feito o teste de hemoglobina glicada para verificar se esse paciente está, efetivamente, atingindo as metas terapêuticas necessárias para o controle da doença. Os usuários insulinodependentes estão recebendo também orientações relacionadas aos cuidados com os pés, sendo que uma das complicações é o pé diabético que pode gerar amputações, desde os dedos até a perna.

Quem passou pelo serviço hoje aproveitou também para fazer um breve ckeck-up, como foi o caso da dona de casa Aline Santos de Araújo (38), que compareceu à Farmácia para retirar a medicação da mãe que tem Diabetes. “Eu vim pegar um remédio e o farmacêutico me disse que estava fazendo o teste. Aí eu aproveitei para fazer e saber como é que anda minha saúde. Preciso prevenir o diabetes porque na minha família tem muitas pessoas com a doença”, conta.

A programação é uma parceria com a Universidade Federal da Bahia (UFBA) e segue até a próxima quinta-feira (14), na Farmácia da Família II, durante o horário de funcionamento. Já na Farmácia da Família I, situada no Bairro Brasil, a mesma ação está acontecendo nesta terça-feira (12), oferecendo os mesmos serviços aos usuários.

Ainda segundo o farmacêutico, a assistência tem buscado mudar o cenário do serviço, pois a Farmácia é sempre vista como um local apenas para fazer retirada de medicamentos, “tendo em vista que a farmácia também é um estabelecimento de saúde. Aqui, nós podemos e devemos fazer ações de promoção e prevenção”, finaliza.

 

Fonte: PMVC

Advertisement