Mobilidade urbana é debatida em mais uma reunião do PDDU

Mais uma reunião para tratar do Plano Diretor de Desenvolvimento urbano (PDDU) foi realizada nessa terça-feira (12). O objetivo foi apresentar os documentos elaborados pela empresa Via 11 Engenharia, contratada para realizar os estudos de Circulação Viária e do Sistema de Transporte Coletivo Urbano.

O encontro foi realizado na Câmara Municipal e contou com a presença do secretário de Infraestrutura Urbana, José Antônio Vieira, vereadores e membros do Grupo de Trabalho e Acompanhamento (GTA).

“Esse plano é dos habitantes de Vitória da Conquista, construído por pessoas com capacidade técnica para fazer. A Prefeitura contratou uma empresa especializada e o PDDU faz parte das ações que o governo está fazendo para melhorar nossa cidade. Vamos construir uma cidade organizada e sustentável”, afirmou ao secretário municipal.

Já o vereador Valdemir Dias, que também faz parte do GTA, destacou: “É fundamental a participação de todos os segmentos e cada intervenção da comunidade é muito importante. A Câmara já tem uma comissão para acompanhar o PDDU e o plano aeroviário e estamos debruçados nestes planos”.

O representante da consultoria, arquiteto Eloy Koccany, expôs o levantamento feito na cidade, ressaltando que esses estudos servirão de base para elaboração do Plano de Mobilidade Urbana: “Ele que deve ser oportunamente desenvolvido pela Administração Municipal, após a elaboração do PDDU”. O expositor ainda destacou que na mobilidade o pedestre deve ter sempre a preferência, por isso rampas de acessibilidade e calçadas apropriadas devem ser prioridade.

O professor do Instituto Federal Baiano (IFBA), Orley de Oliveira, é representante das entidades profissionais, acadêmicas e de pesquisa no GTA. Por participar da elaboração do último PDDU, com propriedade, ele comenta: “Nesse PDDU, realmente a participação está bem maior. Agora, a mobilização é maior, tem sido mais divulgado e nesse também tem a Fundação Politécnica que está dando todo suporte. Isso nos dá alegria, pois provavelmente vamos construir um documento mais interessante, mais elaborado”.

 

Fonte: PMVC

Advertisement