Moradores de Condomínios recebem acompanhamento do Bolsa Família e vacinação contra sarampo.

Os moradores dos condomínios América Unida e Europa Unida receberam nesta terça-feira (13) uma ação de acompanhamento do Programa Bolsa Família, promovida pela Diretoria de Vigilância em Saúde, juntamente com a Coordenação de Renda e Cidadania da Secretaria de Desenvolvimento Social.

O objetivo é levar os serviços de acompanhamento de peso e medidas das crianças, educação nutricional e consulta das condicionalidades do Bolsa Família nas localidades que ainda não possuem a cobertura de Agentes Comunitários de Saúde. Além disso, a Vigilância Epidemiológica pega carona na ação para realizar a cobertura vacinal durante a campanha contra o sarampo, a fim de atingir crianças e adultos que não estão com a caderneta de vacinação atualizada.

“Essa ação traz muitos benefícios para várias famílias. Eu, por exemplo, sou uma pessoa que não tenho tantas condições físicas para estar indo ao posto de saúde, então, pra mim, já foi meio caminho andado ter esse trabalho aqui dentro do condomínio, porque está praticamente na porta da minha casa e eu posso trazer os meus filhos para fazer o acompanhamento”, conta Luciene Pereira (37), moradora do condomínio Europa Unida.

O acompanhamento do Bolsa Família está dentro das ações desenvolvidas no segundo semestre que reforçam a busca ativa das famílias cadastradas no programa. “Nós vamos até os moradores desses condomínios para ofertar esse acompanhamento, principalmente, daqueles beneficiários que ainda não fizeram o do segundo semestre. Dessa forma, evitamos os bloqueios do recebimento do benefício do Bolsa Família e atualizamos o Cadastro Único”, explica Jakeline Kluge, coordenadora da Vigilância Alimentar Nutricional.

Outros condomínios da cidade também irão receber a ação ao longo do mês de novembro. Confira as datas:

14 novembro – Residencial das Rosas e Vivendas da Serra
21 e 22 novembro – Campo Verde e Margarida
28 novembro – Vila Elisa
30 novembro – Vila Bonita
Os resultados do acompanhamento das condicionalidades de saúde alcançadas pelo município em 2019 têm sido muito positivos. Foram acompanhados 32.639 beneficiários(as), o que corresponde a uma cobertura de acompanhamento de 98,24%, acima da média nacional que é de 76,09%, de acordo com o relatório nacional do Programa Bolsa Família.

Advertisement