Dia do Músico: Conservatório Municipal mantém a tradição de formar artistas na cidade

O Dia do Músico é comemorado nesta sexta, 22 de novembro. A data faz referência à nomeação de Santa Cecília como padroeira dos músicos e, desde então, os artistas que dominam a técnica e arte de dar harmonia e melodia aos sons, através de instrumentos, são os homenageados neste dia.

Em Vitória da Conquista, vários eventos, projetos e espaços são dedicados à música, a exemplo do Conquista Natal de Luz, Arraiá da Conquista, do Conservatório Municipal de Música, do Teatro Carlos Jeovah, e diversas outras atividades de valorização dos músicos regionais.

O secretário de Cultura Adriano Gama, que também é músico, destaca que a Prefeitura tem priorizado os artistas regionais em seus eventos. “O Governo Municipal sempre tem incentivado a produção musical da cidade, trabalhando na formação de músicos e disponibilizando também outros espaços para que os artistas possam se apresentar”, garante Adriano.

Neste Dia do Músico, vale a pena destacar o trabalho de formação de músicos realizado pelo Conservatório Municipal de Música. Lá, são ofertados cursos gratuitos em diversos instrumentos musicais, como: piano, violão clássico, violão popular e teoria musical. No ano que vem, também serão ofertados os cursos de flauta transversal e saxofone. Além de ser a principal escola de música da cidade, é a única mantida por uma prefeitura em todo o interior da Bahia e, desde sua fundação, em 1974, é referência na formação de músicos da região.

Administrado pela Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, o Conservatório hoje está localizado no Centro Cultural Glauber Rocha – Zona Oeste da cidade, em um espaço amplo, confortável e acessível para os músicos se dedicarem à arte. Segundo o secretário Adriano Gama, o local é o que melhor representa a categoria musical em Vitória da Conquista. “É uma escola cujo legado está na formação de grandes músicos da cidade, que são reconhecidos pelo mundo afora”, ressalta.

O coordenador do Conservatório Municipal, Daniel Novaes, relata que, atualmente, são 320 alunos matriculados nos três turnos, com aulas que acontecem em dois dias da semana. “O número de vagas é extenso, porém limitado. Fazemos a seleção de acordo com a aptidão artística do candidato e selecionamos aqueles que realmente demonstrem vontade de aprender e se dedicar à música. O requisito não é ser profissional, mas ter a sensibilidade artística, independente de idade ou classe social”, explica.

Fonte: PMVC

Advertisement