CAAV intensifica ações de combate à AIDS/HIV a partir deste domingo (1)

Neste domingo, 1º de dezembro, é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a AIDS e o Centro de Atenção e Apoio À Vida (CAAV) intensifica, durante toda a semana, as ações de prevenção e diagnóstico do HIV e da AIDS no município.

programação segue até o dia 13 de dezembro a começar pelo dia “D” de campanha que acontece no próximo domingo (1), em que os profissionais do serviço estarão realizando uma blitz educativa, na Avenida Olívia Flores, próximo ao Boulevard Shopping. Já de segunda-feira (2) até a sexta-feira (6), será montado um estande em frente ao CAAV que irá abordar e convidar população para palestras e realização de testes rápido de HIV.

No dia 13 de dezembro, vai acontecer um evento de Atualização Regional sobre AIDS/HIV para os profissionais da área de saúde, em parceria com o Núcleo Regional de Saúde (NRS)

O objetivo é fazer com que a população se conscientize sobre o respeito às pessoas que convivem com a doença, a importância do sexo seguro, além de incentivar que procurem a unidade de saúde mais perto de casa ou o CAAV, na Praça João Gonçalves, próximo à Prefeitura, para fazer teste de detecção do HIV de forma rápida e segura.

“Por se tratar de uma doença que passa por períodos silenciosos, sem presença de sintomas, nós convidamos todas as pessoas sexualmente ativas a realizarem o teste rápido de HIV durante a semana aqui no estande do serviço. O exame e o tratamento são gratuitos, oferecidos pelo SUS”, destaca Riviane Santana, coordenadora do CAAV.

Dados sobre o HIV no município: O primeiro caso de AIDS foi notificado em 1985 e, atualmente, 1296 pacientes são acompanhados pelo CAAV. Além disso, de 2017 até novembro de 2019, foram diagnosticados e admitidos no serviço 410 novos pacientes, de Vitória da Conquista e de outras cidades, para iniciar o tratamento com o uso de Anti-retroviral. Nesse período, 69% do casos foram diagnosticados em pessoas na faixa etária de 20 a 39 anos de idade.

 

Fonte: PMVC

Advertisement