Natal Conquista de Luz: Praça Tancredo Neves e Cristo de Mário Cravo se iluminam para um Natal de cores.

Por volta das 18h40 deste domingo, 1º de dezembro, cerca de um milhão de micro lâmpadas se acenderam na Praça Tancredo Neves. A tradicional decoração de Natal da praça foi oficialmente entregue à população, que se reuniu na alameda Dom Celso José Pinto da Silva para assistir ao ligar das luzes, visitar o presépio e assistir às apresentações de corais.

Essa foi a primeira vez em que a Prefeitura de Vitória da Conquista utilizou um sistema de acionamento remoto para ligar as luzes natalinas. O prefeito Herzem Gusmão apertou um controle e, ao mesmo tempo, a praça se iluminou sob muitas cores e formatos, acenderam-se ainda cerca de 1.800 lâmpadas LED em torno do monumento do Cristo de Mário Cravo, dando vida a uma grande árvore de Natal no alto da serra. Um espetáculo de queima de fogos celebrou o momento.

“Primeiro de dezembro, nós escolhemos essa data porque é a data em que você dá o pontapé nos festejos natalinos. Hoje, nós estamos aqui, inclusive, vivenciando a alegria da população com essa belíssima decoração”, afirma o prefeito. “Esse governo é um governo de resgate de valores, de pessoas e, portanto, nós estamos felizes, alegres e comemorando essa abertura dos festejos natalinos e pedindo a Deus bênçãos”, complementa Herzem.


O prefeito Herzem Gusmão utilizou um sistema de acionamento remoto para acender as luzes da Praça e do Cristo de Mário Cravo, ao mesmo tempo.

O marceneiro Wagner França aproveitou a noite para conhecer a Casa Memorial Régis Pacheco e explorar melhor a Praça Tancredo Neves, que, segundo ele, ficou mais fácil depois da construção da alameda. “Mudou bastante em termos de estrutura e também de ganhar conhecimento”, avalia. Por isso, acompanhado das duas filhas, ele só teve elogios à realização deste ano: “Pra mim, é uma novidade legal, eu gostei. Ficou bem bacana, bem mais iluminado, bem mais organizado.”

A estudante Maria Clara Pereira, de 13 anos, esteve na Praça com os pais e o irmão caçula. Para ela, esse é um momento de celebração religiosa e confraternização. “Afinal, o Natal é o nascimento de Jesus, e tem toda essa temática. Eu acho super legal também para reunir, comemorar essa data, que é tão importante pra gente. Eu acho um ótimo jeito de atrair todo mundo daqui, uma ótima atuação da Prefeitura”, avalia.

Soma de esforços – Os resultados assistidos nesta noite são fruto de uma soma de esforços de todo o Governo Municipal nos últimos meses. A Secretaria de Cultura, juntamente com a Secretaria de Serviços Públicos, trabalharam nos mínimos detalhes para projetar toda a iluminação e decoração dos espaços. “No mês de dezembro, a gente consegue manter viva uma cultura tão forte, que prevalece há anos, como a cultura do presépio, da iluminação natalina, dos Terno de Reis, que vão estar se apresentando aqui no Memorial”, comenta o secretário de Cultura, Adriano Gama.

Advertisement