Semana do Bebê: afetividade é tema de rodas de conversa com mães

A afetividade materna foi o assunto da vez nas unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) durante a Semana do Bebê, realizada pela Prefeitura Municipal de Vitória da Conquista. O tema foi apresentado às mães que são acompanhadas pelo Programa Primeira Infância no Suas (PIS).

No Cras Pedrinhas, a psicóloga Bárbara Guimarães falou sobre a relação estabelecida entre a mãe e o bebê desde a gestação, até o crescimento da criança e o desenvolvimento na adolescência. “O estabelecimento de um vínculo saudável colabora com o desenvolvimento humano saudável, principalmente na construção da personalidade da pessoa”, alertou.

Carinho, cuidado e amor. Essas três palavras também foram repetidas pela equipe do Cras do Bruno Bacelar, que convidou a psicóloga Karenine Oliveira para falar sobre o poder do afeto materno. “Muito positiva a proposta da Semana do Bebê. Muitas dúvidas são tiradas durante as rodas de conversa e a gestão tem nos proporcionado isso, por meio das capacitações e também nos deixa à vontade para trabalhar esses temas com a comunidade”, disse a gerente do Cras, Sheila Cristina Portela.

Acompanhada pela equipe do Primeira Infância desde a gestação, Daiane Fernandes, mãe de Maria Laura, de 10 meses, falou sobre a sua participação no PIS. “É bom demais. As orientações e as atividades mexem com a família toda. Meus filhos desenvolveram bastante, é muito bom mesmo. Recebo até mesmo informações sobre outros serviços da Prefeitura”, afirmou.

No Cras Nova Cidade, o afeto materno foi abordado a partir da importância dos primeiros estímulos para o bebê e também foi realizada uma palestra sobre noções de higiene bucal para as crianças. “O Cras tem muitos projetos e atividades educativas, além das visitas no meu lar. Meu filho estava com muita dificuldade para conversar e, agora, ele já começou a desenvolver a fala”, disse a dona de casa Simone Neves, mãe de Anthony Samuel, de 2 anos.

A Semana do Bebê integra o conjunto de estratégias da Prefeitura para o Selo UNICEF – Edição 2017/2020, com apoio da Rede Cegonha e o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).

Advertisement