Polícia Civil destaca diminuição dos crimes em Brumado e exalta parceria com a Polícia Militar.

O delegado titular da Polícia Civil de Brumado, Samuel Paz, fez um balando das atividades da entidade no ano de 2019. Segundo o delegado, a Polícia Civil cumpriu mandados de prisão, fez buscas e apreensões, organizou e executou operações policiais e fez investigações de crimes nos municípios que a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) atende. O delegado também fez questão de destacar o trabalho conjunto das forças policiais que resultou na redução dos principais índices de criminalidade nos onze meses deste ano, em comparação com o mesmo período do ano anterior. “Foi um ano bom, é um trabalho que é feito a longo prazo. O trabalho de repressão e de combate ao crime está culminando nesses resultados agora. Temos que engrandecer o trabalho da nossa Polícia Militar, que é a polícia preventiva, a que está nas ruas combatendo efetivamente a ação dos criminosos. E essa presença constante, trás a redução da criminalidade ajudando no nosso trabalho com os crimes que temos para elucidar”, ressaltou Paz.

O delegado titular da 20ª Coorpin ainda disse que os crimes com o uso de arma de fogo como assaltos e arrombamentos diminuíram, mas uma nova modalidade que já existe nas grandes capitais, está migrando para o interior, que é o crime de estelionato. “A criminalidade migrou, e atualmente trabalham entre [aspas] com inteligência, como novos tipos de golpes, mais cômodos e seguros para eles. Porque, é muito mais prático para o criminoso está à frente de um computador tentando aplicar golpes em dezenas, centenas ou até milhares de pessoas, sem tá na rua com arma em punho. Mas nós estamos preparados para combater este tipo de crime”, afirmou Samuel.

Ainda segundo ele, entre os golpes mais frequentes, estão: clonagem de aplicativo de mensagem instantânea, invasão à contas bancária, troca de cartões, e etc. “Dentre esses crimes, nós temos um grupo vulnerável, que são os idosos, que acabam tendo cartões trocados ou tem empréstimos feitos em seus nomes”, conta o delegado que ainda acrescentou outra modalidade crescente, que é a clonagem de aplicativo de mensagens. “Recentemente tivemos vários casos desses em Brumado e é um golpe que acontece no mundo todo. Infelizmente o Brasil ainda está atrás de outros países com tecnologias que possam acabar com este tipo de crime. Mas a Polícia está buscando meios para combater essa criminalidade, temos que nos aperfeiçoar para chegar à uma investigação de excelência, e assim, consigamos identificar os autores”, diz o delegado. Além disso, Samuel Paz citou dois casos que precisam ser prestado contas a sociedade. Um deles, mais antigo, é o caso do menino Emerson Kauã, que na época tinha 10 anos e foi morto no dia 21 de dezembro de 2016. O garoto foi encontrado com o corpo carbonizado e sinais de magia negra. O crime chocou a cidade. Segundo a Polícia, mesmo sendo arquivado, com o surgimento de novos indícios poderá ser reaberto. “Nosso trabalho é ininterrupto, enquanto haver esperança de conseguir a autoria, poderemos concluir o caso. Mas ao surgimento de novas provas que a população venha nos trazer, o caso é imediatamente aberto”, afirma o titular da 20ª Coorpin. O segundo caso, é a prisão do acusado pela morte da jovem Viviane Ariane dos Reis Santos, de 32 anos, que foi encontrada com sinais de agressão e um tiro na cabeça. O crime ocorreu no dia 24 de setembro deste ano, e até o momento, o ex-companheiro da vítima identificado como Deuslirio Alves não foi preso. “Estamos trabalhando efetivamente na busca de tentar prendê-lo, porque já temos autor e materialidade para concluir este caso. Só falta agora a prisão do autor dos fatos e, estamos emprenhados nisso”, explica o delegado.

 

Fonte:97 News

Advertisement